Empreenda com sucesso no mercado da moda

 

Boa noticia para o empresário do mercado da moda e para aquele que deseja iniciar-se nesse mercado, mas ainda tem duvidas de como começar.

O mercado da moda está aquecido: só este ano estima-se que o faturamento do setor será em torno de R$ 135,7 bilhões, e esse mercado não se limita à confecção de roupas, vai desde a manufatura de sapatos à indústria têxtil.

Há ainda campos de alta qualidade que proporcionam um grande retorno, mas são pouco explorados, como o ambiente virtual.

Segundo um relatório da consultoria e-bit, já no ano passado esse segmento consolidou-se como o quinto maior.

Mas os desafios ainda são muitos e o fundamental para qualquer empreendedor é utilizar a criatividade, principalmente para quem deseja ter um retorno significativo.

Assim, enumeramos abaixo algumas dicas que podem ser utilizadas tanto na web quanto na loja física.

O primeiro passo consiste em manter a autenticidade, copiar modelos prontos não contribui em nada para a imagem da empresa. Para criar uma marca ou imagem, invista em atributos da cultura do país ou até mesmo da biodiversidade.

Outro erro comum é a valorização de apenas um setor, como o da criação, tal ação pode ser prejudicial para a empresa, pois gera vaidade entre os funcionários. Invista na união da equipe para não prejudicar o rendimento da empresa. Acirrar ciúmes no seio da equipe pode trazer sérios prejuízos ao seu rendimento.

Invista em parcerias, aliar-se a outras empresas pode gerar novas oportunidades, o que conta muitos pontos no caso de pequenas e médias empresas.

mercado da modaÉ muito importante criar uma rede de relacionamentos, uma empresa não sobrevive sozinha. Essa rede pode ser mantida com parceiros, investidores, fornecedores.

Por perceberem movimentos no mercado que muitas vezes a própria empresa – por excesso de trabalho – não observa, eles geram novas oportunidades.

Outro aspecto importante para as pequenas e médias empresas do setor de moda é investir nos nichos, como as confecções de roupas para plus size, ou moda GG, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Uma das fontes mais importantes é ouvir a opinião dos clientes, investir nessa interação pode lhe trazer bons retornos na percepção de oportunidades de negócio.

O problema é que a maioria das empresas não utilizam essa ferramenta de fácil acesso e que pode gerar também uma rede de fidelidade entre cliente e empresa, por criar um vínculo de proximidade e exclusividade.

Boa parte das pequenas e/ou medias empresas já estão se adaptando ao mercado virtual, que quando bem administrado gera grandes benefícios.

E para que tal retorno ocorra é necessário que haja antes de tudo um plano de estratégia de logística, além da criação de um site na Internet.

Deve-se pensar na melhor e mais rápida forma de entrega do produto, sendo este um fator primordial para manter clientes satisfeitos e gerar indicações.

Outro aspecto importante para garantir sucesso é a forma de divulgação de sua loja, podendo ser divulgada pelas principais redes de relacionamento como Facebook e Twitter, redes de fácil acesso e grande popularidade. Um trabalho que pode ser desenvolvido pelo próprio empresário.

O atendimento é outro fator que merece atenção especial. Criar politicas claras de trocas de produtos, possuir agilidade para resolver de forma rápida possíveis problemas, como também criar meios de atendimento e esclarecimento de dúvidas.

Tirar fotos de modelos utilizando os produtos, além de ser um componente importante de estratégia, por auxiliar o cliente na hora de escolha do produto, é também uma ferramenta de marketing que deve ser explorada.

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