Entenda a importância da consultoria para o seu negócioO trabalho do consultor é parecido com o de mediador de conflitos. Não que a atividade empresarial tenha apenas situações conflitantes para resolver, mas, na maior parte das vezes, são essas situações que fazem o negócio não crescer, estagnar e até retroagir.

O mediador de conflitos enxerga a situação de fora, de um ângulo privilegiado; não está contaminado com a emoção das pessoas e nem está institucionalizado. Ele consegue pensar de forma prática porque trabalha com os fatos, números e dados. Esse profissional está apto a fazer perguntas, entender vários lados envolvidos e tomar decisões mais lógicas. Esse é o papel do consultor.

Portanto, se você nunca pensou que a sua empresa fosse necessitar desse serviço, entenda a importância da consultoria para o seu negócio:

A importância do distanciamento

Antes de qualquer coisa, o consultor é um ouvinte, um observador. O papel dele é investigar como as coisas acontecem na sua empresa, para identificar possíveis entraves e oportunidades de melhoria.

Se você sempre trabalhou de uma forma e sempre deu certo, será difícil você perceber que, de uma outra maneira, o processo pode ficar ainda melhor. A consultoria cumpre um papel de investigação e é capaz de pensar caminhos não percebidos pelos gestores da empresa.

Equipe especializada

O trabalho de consultoria é especializado e orientado com base em resultados. A empresa que passa por uma consultoria tem questões específicas a resolver e os consultores vão trabalhar focados nessa resolução. A equipe de profissionais está acostumada a avaliar e lidar com questões similares, assim, a detecção de problemas e soluções fica mais facilitada, porque depende de um olhar mais técnico e especializado.

Leia mais:   Como avaliar a empresa para a distribuição da herança?

Cada problema é analisado sob um olhar especializado naquela área, por exemplo, a comercial, a financeira, a área de marketing e os recursos humanos. Por isso uma consultoria pode fazer diferença na sua empresa, uma vez que as análises são feitas por área, mas o diagnóstico e as soluções propostas são globais e visam a melhoria do negócio como um todo.

Uma consultoria na sua empresa pode ser surpreendente

Muitos empresários contratam uma consultoria e já esperam resultados e diagnósticos específicos. Entretanto, se surpreendem com os resultados porque têm uma visão distorcida sobre o próprio negócio. A consultoria não considera apenas o negócio em si, mas todos os atores envolvidos com a instituição, o que inclui público interno, diretores, fornecedores, clientes e clientes potenciais.

A imagem da empresa no mercado, a percepção sobre um produto específico, a percepção dos próprios donos sobre a organização e o que ela realmente representa podem ser variáveis bem diferentes. É importante que, no momento de contratação de uma consultoria, a empresa esteja aberta e disposta a receber feedbacks que não são esperados.

Após a entrega dos relatórios da consultoria, é essencial que haja uma mobilização de todos os colaboradores para que as sugestões sejam realmente acolhidas e o serviço tenha seu ciclo encerrado corretamente.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como uma consultoria pode funcionar na sua empresa? Deixe o seu comentário no post e compartilhe as suas ideias conosco! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?