Entenda a importância da pesquisa de mercadoEm tempos de alta competitividade, as empresas que sabem usar os dados disponíveis para elevar seu desempenho e melhorar os seus processos são as que conseguem uma excelente vantagem competitiva perante a concorrência.

Especialmente nos últimos anos, uma das áreas que mais se desenvolveu foi a da coleta de informações. Na era dos computadores, celulares e da internet, o conhecimento se transformou em uma das mais importantes ferramentas organizacionais.

Ficou interessa sobre o tema? Então confira o conteúdo a seguir e entenda a importância da pesquisa de mercado!

Conhecer o posicionamento da empresa

Uma das vantagens de investir na pesquisa de mercado é que ela ajuda a localizar a posição que sua empresa ocupa em relação aos concorrentes. Isso é importante para saber se suas estratégias de marketing, fidelização e branding estão dando certo e também para compreender quais os produtos e serviços que estão ameaçando o seu negócio.

Com uma visão mais ampla da realidade, você ganha inteligência competitiva, tornando mais fácil o realinhamento de suas ações e o investimento em táticas mais efetivas, buscando alternativas mais preponderantes e eficazes para o sucesso do seu negócio.

Verificar a qualidade de seus produtos e serviços

Identificar a qualidade dos seus produtos ou serviços é uma das finalidades mais básicas de uma pesquisa de mercado. Você pode — e deve — investir em análises internas, auditorias periódicas ou testes com uma amostra de pessoas, mas o fato é que nada vai lhe trazer melhores informações do que a própria opinião dos seus clientes.

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Por meio dos resultados, você entenderá como o seu público-alvo está percebendo o que tem sido oferecido e garantirá que o seu funcionamento será pautado dentro dos padrões exigidos pelo seu segmento. Com uma pesquisa de mercado competente, é possível avaliar exatamente o quanto seus compradores estão satisfeitos.

Identificar novas oportunidades

Uma boa interpretação da pesquisa de mercado não leva em consideração apenas informações numéricas, mas sim o que elas têm a dizer sobre o setor e sobre as oportunidades que sua empresa pode encontrar no segmento. Isso é bastante vantajoso, especialmente em períodos de menor movimentação no comércio ou até mesmo de crise econômica.

É preciso abrir espaço suficiente por meio de perguntas certeiras e diretas, de forma que você possa ouvir do próprio consumidor o que ele espera comprar ou o que verdadeiramente gostaria de receber da sua marca.

Os dados, depois de filtrados e devidamente analisados, podem ser fontes de novas e interessantes possibilidades. Você pode identificar demandas por novos produtos, fazer mudanças no atendimento ou até mesmo implementar serviços diferentes.

Observar de perto a concorrência

A pesquisa de mercado também é importante por permitir que seja realizada uma melhor observação da sua concorrência. É interessante, por exemplo, perceber o que os seus adversários estão fazendo melhor do que você e para quais caminhos o seu segmento está se direcionando.

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Ao conhecer os dados das outras empresas, analise o que eles têm feito de bom e verifique se alguns processos — internos ou externos — estão merecendo uma releitura para aprimorar a qualidade do que você entrega para o seu público.

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