Estratégias de comunicação para quem é ruim de conversa

O estereótipo do empreendedor fala a toda gente com facilidade, mas os introvertidos não devem deixar-se desencorajar. Ser reticente não é algo que o condena automaticamente ao fracasso.

As ciências sociais afirmam que pelo menos um terço, talvez metade, da população é introvertida. Empreendedores bem sucedidos que são introvertidos fazem a sua personalidade trabalhar para eles.

Por possuírem menos interesse em atrair a atenção do que cumprir as suas metas, os introvertidos inclinam-se a deixar os seus empregados talentosos ir em frente com as suas idéias.

O consultor de negócios Murray Newlands aponta cinco estratégias para fazer a introversão trabalhar a seu favor, e não contra você:

1. Aprenda a trabalhar com a sua personalidade.

Mesmo que isso faça-o suar na palma das mãos, como um empreendedor você precisa comunicar-se com as pessoas. Isso não quer dizer que você é obrigado a fazê-lo em situações que sejam terminalmente desconfortáveis.

Se falar na frente de um monte de gente é demais para você, falar com um de cada vez frequentemente também funciona.

Quando precisar de falar a um grupo, coloque tudo no papel antes. Identifique os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e ajuste-se de acordo com esses pontos.

Empreendedores introvertidos bem sucedidos administram a sua introversão, conhecem bem os seus pontos fortes, e sabem compensar os seus pontos fracos.

2. Descubra o seu potencial.

As pessoas tendem a subestimar o introvertido, mas o introvertido pode surpreender aqueles que pararem para escutá-lo.

As pesquisas demonstram que os introvertidos são mais concretos ao descrever as coisas, e sabe-se que descrições concretas causam uma melhor impressão. Comparados aos extrovertidos, que na maior parte das vezes apenas arranham a superfície, os introvertidos tendem a estudar o quadro completo.

Estudos mostram que os introvertidos apresentam uma maior atividade neurônica nas regiões cerebrais ligadas ao controle da vigilância e ao controle motor, e eles processam os estímulos externos com maior rapidez do que os extrovertidos. Os empreendedores introvertidos naturalmente falam menos e arquitetam mais.

3. Esteja preparado para trabalhar fora da sua zona de conforto.

Empreendedores introvertidos gostam de passar tempo sozinhos, mas nenhum empreendedor é capaz de construir um negócio se ficar o tempo todo fechado em seu casulo.

O cultivo de boas habilidades sociais para conectar-se com o mundo exterior é essencial na hora de recrutar uma equipe, persuadir investidores potenciais, e vender a sua ideia.

Você pode ser um introvertido durante a maior parte do tempo, mas há ocasiões em que mesmo os introvertidos precisam ser sociáveis.

Estratégias de comunicação4. Esteja ciente da sua energia.

Ocasionalmente, você precisará de uma fachada extrovertida para cumprir uma tarefa. Faça ajustes razoáveis. Por exemplo, se você precisar fazer algumas chamadas telefônicas durante o seu turno, faça-o quando você estiver pronto e preparado.

Faça coisas que não esgotem muito rapidamente a sua energia, e deixe as atividades que requerem extroversão para os momentos em que você estiver mais energizado.

5. A tecnologia nunca é tímida.

A era da informática disponibiliza um porto seguro aos introvertidos a um clique do mouse. Como um empreendedor introvertido, você pode utilizar isso a seu favor.

Já que os introvertidos são bons para lidar com detalhes, criar e administrar sistemas é uma ótima maneira de interagir com as pessoas, sem interagir de verdade.

Deixe o seu software falar por você. Se for um desafio para você abordar certas pessoas diretamente, use as mídias sociais.

Esse tipo de terceirização pode fazer o seu negócio crescer, bem como reduzir a frequência com que você é obrigado a encarar os outros frente-à-frente.

No final das contas, a tecnologia não resolve todos os problemas, e personalidade não é destino. Mantenha a cabeça fria e construa um sistema de suporte. Este é um bom conselho que vale para os extrovertidos também.

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