Essa é uma resenha sobre o trabalho de dissertação apresentado ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal), por José Arthur Pinheiro Amorim Costa Carvalho

Ao analisar o presente estudo, verifica-se que a presença dos novos meios de comunicação é essencial para o bom posicionamento de uma Pequena e/ou Média Empresa (PMEs) e garantir sua eficiência no mercado. Uma das estratégias é compreender que o meio comunicacional gira em torno dos clientes e até mesmo dos possíveis clientes.

Compreender isso auxilia-nos na utilização das ferramentas de apoio às estratégias, como o marketing digital e as redes sociais que, adaptadas às necessidades da empresa, como recrutamento de novos empregados, divulgação de produtos e serviços, gera um excelente retorno.

Esse estudo deixa evidente que uma empresa necessita de um bom posicionamento no mercado para consolidar a sua existência. E uma das estratégias nesse sentido é configurar um plano de comunicação eficiente voltado para um contato amplo e direto com o publico alvo da empresa.

O passo inicial é recolher informações dentro da PMEs para identificar os processos de informação utilizados por ela, como por exemplo fazer um levantamento de marketing. O segundo passo consiste na identificação de formas de melhoria desse processo ligado à comunicação, como marketing, divulgação e promoções.

Com a instabilidade econômica que estamos vivendo nos últimos tempos, as empresas necessitam certificar-se do seu posicionamento periodicamente. Como pode ocorrer uma escassez de clientes e uma concorrência ainda mais acirrada, a empresa precisa de meios mais rápidos e eficazes na transmissão da comunicação, utilizando meios de suporte efetivos para que a informação chegue ao público alvo com maior força persuasiva.

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Temos à nossa disposição hoje diversas e poderosas ferramentas que facilitam o diálogo entre indivíduos e empresas. Uma dessas ferramentas, capaz de obter um grande numero de acessos, é o Facebook. Este se assenta numa estratégia denominada marketing viral ou “passa palavra,” que tanto pode ser benéfica se a “palavra passada” for positiva como de efeito contrário, se for empregada uma linguagem inadequada.

O comportamento dos consumidores vem sofrendo profundas alterações nos últimos anos, principalmente após o crescente uso de ferramentas da Internet, requerendo uma constante re-análise das tendências do mercado para a correção das estratégias de marketing e comunicação.

Para que a empresa alcance o resultado almejado torna-se necessário o estudo de três áreas distintas: primeiro, o marketing, que irá se subdividir em três temáticas como o marketing viral, o marketing social, e o marketing digital. Segundo, o estudo de consumidores bem como as melhores formas de recrutamento de novos clientes para a empresa, e por ultimo o estudo das relações sociais, o que abrange as redes sociais.

Como plataforma auxiliar no recrutamento de novos clientes, identifica-se a necessidade de análise de alguns pontos. Um deles é observar o plano de marketing e comunicação existente na empresa, analisar estratégias da concorrência de modo a manter os pontos positivos e identificar os erros, classificar preferências e tipos de clientes da empresa, assim como fidelizar os clientes já existentes e recrutar novos através do plano de marketing estabelecido, com o apoio das redes sociais.

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Nas conclusões alega-se a importância de manter o marketing nas redes sociais, principalmente por tratar-se de um local de grande expansão de informações, tendo como foco o Facebook. Este possibilita a comunicação e interação da empresa com o público-alvo, alcançando assim o objetivo de recrutar novos clientes assim como manter a fidelidade dos já existentes.

Desta forma observa-se também a importância da boa utilização desse meio de comunicação, sendo necessária uma padronização de informações vinculadas nesse meio, lembrando ser este um veículo de marketing de grande expansão e visualização pública. E também oferecer ao público-alvo sempre que possível um contato mais direcionado.

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