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5 melhores estratégias de marketing para captar clientes na internet

A internet é hoje a forma mais interativa e usada na propagação de ideias e serviços pela praticidade, rapidez e economia. O mundo é cada vez mais virtual. Assim, atuar para captar clientes na Internet é quase sempre a melhor forma de divulgar o seu negócio para o mundo.

Vamos, então, apresentar a seguir as 5 melhores estratégias de marketing para captar clientes na internet. Na realidade, trata-se de um processo único que resumimos em 5 etapas.

Construa um site usando o que há de melhor em termos de SEO

Não basta ter um bom site, é preciso que ele seja feito usando a tecnologia de SEO. E esse é o primeiro passo, essencial para que o seu site seja achado com mais facilidade pelos buscadores (Google, Yahoo, Bing etc.). Saiba mais sobre o que é SEO neste link.

Além do site, você pode utilizar as diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, mas é preciso estudar antes com a ajuda de um profissional. Pode ser que o seu negócio não tenha perfil para captar clientes nas redes sociais.

Produza conteúdo útil para os potenciais clientes

Esse é o segundo e permanente passo para captar clientes na Internet. Agora é preciso conseguir muitos visitantes na suas páginas, seja no site, seja nas redes sociais. Uma forma é pagando anúncios, mas a mais consistente e barata em longo prazo é conseguir que sua página seja acessada organicamente pelos buscadores. Ou seja, sem pagar. E o melhor meio de fazer isso é colocar nas suas páginas conteúdos úteis associadas ao seu negócio.

A divulgação continuada de artigos relacionados ao seu negócio faz com que seu público te ache nos buscadores ou te siga. Aí, após ler o artigo, algumas vezes ele vai atrás do seu serviço, pois sua empresa estará identificada como confiável, amiga e referência no assunto.

Se um cliente percebe preocupação da sua empresa com seu bem-estar, certamente a escolherá entre as demais na hora de comprar um bem ou serviço. Ou seja, ser achado organicamente pelos buscadores ou seguido nas redes sociais é muito mais eficaz em termos de fechar negócios do que com anúncios pagos. Mas os anúncios são importantes e muitas vezes essenciais. A combinação dos dois em geral é o mais indicado.

Convide seu visitante a se cadastrar

Ao visitar seu site, seu potencial cliente deve ser convidado a se cadastrar para receber novos e úteis materiais. O importante é conseguir o contato dos visitantes, mas de forma espontânea para que ele não se sinta forçado a receber o que não quer. No caso das redes, o processo é diferente, ele vai começar a te seguir.

Da mesma forma, se ele se descadastrar, tenha o cuidado de usar boas ferramentas para não enviar mais mensagens depois disso. Mesmo que você não conquiste esse consumidor, talvez por desinteresse pelo seu serviço, você terá seu respeito e mais facilmente ele falará bem de sua empresa.

Faça campanhas

Ainda que tenham retorno limitado, faça campanhas, pois seu cliente precisa sempre lembrar  que você existe. Isso é especialmente possível no caso dos que se cadastraram no seu site. Sempre que publicar um artigo novo e interessante, envie para ele. No caso das redes, publique com frequência. E qual a frequência é a ideal de envios e publicações? Sugerimos um máximo de uma vez por semana e um mínimo de uma vez por mês. Captar clientes na Internet exige um trabalho contínuo.

Implante um CRM

Todo esse esforço de atrair potenciais clientes para a sua página e depois se comunicar com eles pode se perder se você não tiver uma ferramenta de controle de tudo. Os softwares de fazerem isso são genericamente chamados de CRM, Custom Relationship Manager.

OS CRM são oferecidos por dezenas de empresas e em em configurações das mais simples às mais sofisticadas. Com eles é possível saber cada passo que um visitante dá no seu site. Além de te alimentar com informações estatísticas muito úteis, ele faz muito mais. Também é através do CRM que você vai conversar com seu cliente, enviar propostas, fechar negócio, assinar contratos e até cobrar. Ele não vai te deixar esquecer de ninguém, nem atender mal. O nível de sofisticação desses aplicativos atualmente pode alcançar patamares inimagináveis para você.

Como começar a captar clientes na Internet?

Nossa sugestão é que captar clientes na Internet faça parte de seu Plano Estratégico. É preciso ter certeza isso é prioridade para sua empresa, se ela está preparada para isso, se os recursos necessários estão disponíveis etc. Tem que planejar o todo antes.

Sua empresa não tem um plano estratégico empresarial? Que tal fazer o dela? Sugiro que confira o artigo a seguir:

Como Fazer um bom Planejamento Estratégico

E também esse:

Plano Estratégico Empresarial: quando contratar uma empresa de consultoria

 

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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