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Se você pensa em abrir um novo negócio, a perspectiva de fazer um plano de negócio pode ser intimidadora. Um plano de negócio inclui um monte de coisas, como pesquisa de mercado, tecnologia de produção, custos e precificação de produtos, orçamentos, marketing e projeções de venda e financeiras. Vamos dar uma olhada, então, em algumas das principais razões pelas quais os empreendedores evitam fazer um plano de negócio, e em soluções para esses desafios.

Você acha que o plano tem de ser longo e vai tomar muito tempo

O plano de negócio é que tem a responsabilidade de dizer se sua ideia é viável ou não. E caso seja, é uma essencial ferramenta na hora de conversar com investidores, sócios e colaboradores potenciais. Sendo tão importante, a questão não deve ser o tempo gasto, mas a qualidade do plano.

O tempo gasto varia com o tipo e porte do investimento. Em alguns casos fazer um plano pode levar apenas dias, e não semanas ou meses. Se você acha que não tem muito tempo para fazer um plano de negócio, considere escrever primeiro uma versão resumida, que seja ao menos capaz de refletir a sua visão no papel, os custos de implantação e expectativa de retorno. Só não vale começar um negócio sem plano.

Você luta para encontrar tempo e não acha o plano tão necessários assim

Falta de tempo e achar que não é tão necessário assim são as razões mais comuns alegadas por empreendedores que deixam de fazer seu plano de negócio. Mas veja isso desta forma: se você não tem tempo para fazer um plano de negócio, então onde você vai encontrar tempo para tocar um novo negócio? Uma boa iniciativa  seria então tornar a administração do seu tempo uma questão prioritária.

Você não tem a menor ideia de como coletar toda a informação de que precisa

Então contrate uma consultoria. Mas se quiser tentar, comece com pesquisas na Internet. Ache artigos, estatísticas, estudos, tudo que puder  sobre seus produtos e mercado. Ache os concorrentes e vasculhe a vida dos mesmos. Se for um comércio de rua, vá para as ruas e pesquise. Mergulhe no seu mercado. Respire-o.

Você gosta de fazer as coisas “do seu jeito”

O empreendedorismo é típico do indivíduo, sendo comum achar que fará as coisas diferentes de todo mundo, e melhor. Então, pense bem, pesquise bem, antes de dizer que  você criou “algo totalmente único – eu não tenho concorrentes”, pois isso é muito raro, o comum é que  toda ideia tenha concorrência. Se você não enxergá-la, você provavelmente não procurou direito. O processo de planejamento de um negócio é a oportunidade de por os pés no chão, de conhecer e lidar com a crua realidade do mercado.

Você acha que o sucesso chegará para o seu negócio como num passe de mágica, mesmo sem um plano

Muitas coisas que você ignora ao iniciar um novo negócio poderão causar-lhe prejuízos. Escrever um plano de negócio é uma forma de preencher as lacunas da sua ignorância, capacitando-o a confrontar com sucesso as condições de um mercado em constante evolução e os inevitáveis desafios que ele oferece. Todo empreendedor precisa proteger-se contra “fórmulas mágicas”.

Você não sabe exatamente como é um plano de negócio

Então aprenda antes de se aventurar em um novo negócio. E existe ainda a possibilidade de contratar um especialista, que quase sempre é o melhor caminho. Aprender a fazer um plano de negócio com o seu negócio é coisa para quem gosta de correr grandes riscos, viver perigosamente.

Que tal ler mais?

A importância de elaborar um plano de negócio

Por onde começar um novo negócio? Plano de Negócio ou Pesquisa de Mercado?

Quanto custa um plano de negócio?

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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