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Se você pensa em abrir um novo negócio, a perspectiva de fazer um plano de negócio pode ser intimidadora. Um plano de negócio inclui um monte de coisas, como pesquisa de mercado, tecnologia de produção, custos e precificação de produtos, orçamentos, marketing e projeções de venda e financeiras. Vamos dar uma olhada, então, em algumas das principais razões pelas quais os empreendedores evitam fazer um plano de negócio, e em soluções para esses desafios.

Toma muito tempo

O tempo gasto varia com o tipo e porte do investimento. Em alguns casos fazer um plano pode levar apenas dias, e não semanas ou meses. na média, uns 30 dias. Se você acha que não tem tempo para fazer um plano de negócio, considere escrever primeiro uma versão resumida, que seja ao menos capaz de refletir a sua visão no papel, os custos de implantação e expectativa de retorno. Só não vale começar um negócio sem plano. E se não tem tempo para fazer o plano, onde vai arrumar para implantar o negócio?

Não é tão necessários assim

O plano de negócio é que tem a responsabilidade de dizer se sua ideia é viável ou não. E caso seja, é uma essencial ferramenta na hora de conversar com investidores, sócios e colaboradores potenciais. Sendo tão importante, a questão não deve ser o tempo gasto, mas a qualidade do plano.

Não sei fazer um plano de negócio

Então contrate uma consultoria. Mas se quiser tentar, comece com pesquisas na Internet. Ache artigos, estatísticas, estudos, tudo que puder  sobre seus produtos e mercado. Ache os concorrentes e vasculhe a vida dos mesmos. Se for um comércio de rua, vá para as ruas e pesquise. Mergulhe no seu mercado. Respire-o.

Custa caro

Um plano de negócio custa entre 0,5% e 5% do valor a ser investido, na média 2%. É pouco em relação ao total. Ainda mais que será seu seguro para não entrar em um projeto fadado ao fracasso. É melhor perder apena o dinheiro do plano. E se der viável, será seu roteiro.

Só faço as coisas “do meu jeito”

O empreendedorismo é típico do indivíduo, sendo comum achar que fará as coisas diferentes de todo mundo, e melhor. Então, pense bem, pesquise bem, antes de dizer que  você criou “algo totalmente único – eu não tenho concorrentes”, pois isso é muito raro, o comum é que  toda ideia tenha concorrência. Se você não enxergá-la, você provavelmente não procurou direito. O processo de planejamento de um negócio é a oportunidade de por os pés no chão, de conhecer e lidar com a crua realidade do mercado.

O sucesso só vem para que acha a fórmula mágica, não precisa de um plano

Muitas coisas que você ignora ao iniciar um novo negócio poderão causar-lhe prejuízos. Escrever um plano de negócio é uma forma de preencher as lacunas da sua ignorância, capacitando-o a confrontar com sucesso as condições de um mercado em constante evolução e os inevitáveis desafios que ele oferece. Todo empreendedor precisa proteger-se contra “fórmulas mágicas”.

Nem sei o que é um plano de negócio

Então aprenda antes de se aventurar em abrir um negócio. E existe ainda a possibilidade de contratar um especialista, que quase sempre é o melhor caminho. Aprender a fazer um plano de negócio com o seu negócio é coisa para quem gosta de correr grandes riscos, viver perigosamente.

Que tal ler mais?

A importância de elaborar um plano de negócio

Por onde começar um novo negócio? Plano de Negócio ou Pesquisa de Mercado?

Quanto custa um plano de negócio?

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

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