Gestão de crise em PMEs: 5 passos para driblar as dificuldades
Uma pesquisa feita pela Neoway — uma empresa de consultoria especializada em inteligência de mercado — demonstrou que quase 2 milhões de empresas fecharam suas portas em 2015 no Brasil devido à crise econômica. Mas, mesmo sendo um reflexo das dificuldades encontradas atualmente, esse quadro não precisa ser uma sentença para a sua PME.
Ao contrário, com as dicas certas é possível fazer uma gestão adequada que fortaleça o seu negócio e permita que você drible essas dificuldades. Quer saber como? Então veja a seguir 5 passos de gestão de crise para seguir com o seu negócio!
1. Identifique as verdadeiras causas da crise
Com as dificuldades que surgem no caminho da sua PME durante a crise, é fundamental aumentar o controle de processos. Quanto mais controle você tiver, melhor será a gestão do seu negócio, e mais fácil vai ser tomar decisões acertadas. Aqui o ponto mais importante é identificar as verdadeiras causas de uma eventual crise — que quase sempre são internas.
E, finalmente, saber se aquelas mesmas pessoas que colocaram a empresa nessa situação estarão engajadas e terão fôlego para superar os desafios. Isso será crucial, porque as pessoas dificilmente reconhecem seus erros e se mostram dispostas a superá-los.
2. Aposte na inovação
Muitas empresas julgam que a crise deve significar estagnação, mas não existe nada mais perigoso do que ficar parado. Com o mercado mudando a todo momento, a turbulência causada pelas dificuldades deve servir apenas como mais um motivador para as mudanças.
Nesse sentido, é importante apostar continuamente em inovação. Nesse sentido, reconhecer novas necessidades de mercado, melhorar processos e produtos e mudar a forma de atender o público são apenas algumas opções que dão mais robustez ao seu negócio.
3. Invista no marketing
A gestão de crise de uma PME também deve considerar outro ponto importante: a necessidade de investir em marketing. Esse tipo de investimento aumenta a exposição de marca, gera novos contatos e novas oportunidades de negócio de maneira geral.
Na crise, os investimentos podem ser focados no inbound marketing, ou marketing de atração. Com o uso de estratégias de marketing digital, por exemplo, é possível garantir que o negócio atraia novos compradores de maneira mais barata e ainda mais eficiente.
4. Reduza os custos do jeito certo
Com a diminuição do faturamento, é natural que um momento de crise exija que o negócio enxugue a sua estrutura de maneira geral. Isso faz com que a redução de custos seja ainda mais importante e estratégica. Apesar disso, reduzir todos os custos ou qualquer um deles não é tão eficiente quanto parece.
Reduzir um custo que impacte diretamente o nível de qualidade, por exemplo, fará com que as vendas sejam ainda menores. Por isso, é necessário fazer um planejamento adequado para reduzir seus custos da maneira certa.
5. Busque orientação
De fato, o processo de gestão de crise de PMEs não é simples, e pode trazer algumas armadilhas. Para enfrentar essas dificuldades do jeito certo e de maneira mais fácil, uma possibilidade inclui buscar orientação com profissionais especializados. Ao contratar uma assessoria, por exemplo, você garante que o seu negócio tenha todos os recursos exigidos para conseguir melhores resultados ainda que na crise.
Seguindo todos esses passos, ficará mais fácil garantir que a sua PME vença a crise de maneira robusta e consistente. Gostou do post? O que você anda fazendo para driblar as dificuldades? Deixe-nos o seu comentário!
ABRIR UM NOVO NEGÓCIO
Plano de negócios
A ProLucro vai te auxiliar.
MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
CONSULTORIA ONLINE
VAMOS LÁ!
A ProLucro vai te auxiliar.
SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO
VAMOS LÁ!
ProLucro vai te auxiliar.
Compartilhe
Quer conversar com um consultor sem compromisso?
Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.