Resenha da monografia desenvolvida como requisito  parcial de avaliação em Projeto em Área de  Formação, 8º semestre da Faculdade Castro Alves, pelos autores, Anataís Nunes Andrade, Maria Da Conceição Alves Lessa, Moisés Gomes Dos Anjos Filho, no ano de 2011.

Esta resenha foi desenvolvida com intuito de  analisar que, devido as constantes mudanças no cenário organizacional, que por vez, são intensificadas pelo processo de globalização, as empresas sentem a necessidade de fazer um reajuste em seus processos para se tornarem competitivas no mercado.

A recente e eficaz implantação do modelo de Gestão por Competências resultou na necessidade de adequar o desenvolvimento empresarial e a capacitação do indivíduo. O foco está no desempenho das suas funções exercidas no trabalho, assim como na eficácia da obtenção dos resultados financeiros.

Requisitos necessários para aplicação do modelo de gestão por competência

Analise da mensuração e capacitação das competências que foram constituídas a organização.

Desenvolvimento do profissional.

Avaliação do profissional.

Avaliação do plano de remuneração.

O objetivo da gestão por competência é proporcionar maior conhecimento dos indivíduos no ambiente de trabalho, afim de aumentar o desenvolvimento organizacional, além de gerar resultados acima do planejado. Todos esses itens em conjunto, resultam numa melhor apresentação diante das competições do mercado.

No setor empresarial, a utilização da gestão por competências exerce papel de suporte estratégico.  Resulta neste setor a configuração dos níveis táticos e operacionais, com novas possibilidades de organizar e inventar, com foco nos resultados do trabalho e na produtividade, como também na maneira como deve ser realizada cada tarefa.

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A gestão por competências proporciona a mobilização de capacidades e o direcionamento para obtenção dos resultados, que são esclarecidos por Leme (2009, p.1): “Gestão por Competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais.”

A organização e a gestão de pessoas buscam uma maior aproximação dos colaboradores, desenvolvendo meios para o seu aprimoramento no trabalho, além de um desempenho eficiente. Já para o profissional, a gestão por competências garante o direcionamento de esforços para a obtenção de resultados, por meio do saber fazer, agir, proporcionando uma postura com foco na busca constante pelo conhecimento e habilidades.

O modelo de Gestão por Competência surgiu para auxiliar os gestores no processo de desenvolvimento, adaptação e ajustes para o processo de obtenção de resultados da empresa. Tais habilidades faz desse modelo uma ferramenta de suporte.

Portanto, vimos a importância do apoio de toda a organização, e principalmente, por parte dos gestores no processo de implantação do conhecimento, para que dessa forma, todos os projetos caminhem em conjunto, garantido o cumprimento das metas estabelecidas.

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