Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Consultoria Empresarial: Pequeno Histórico

A aparição dos primeiros profissionais na história da Consultoria Empresarial foi uma consequência direta dos primeiros cursos de Administração de Empresas que foram implementados nas universidades dos Estados Unidos, em fins do século XIX. Assim, nas três primeiras décadas do século XX, surgiram as primeiras tentativas sérias de estudar-se a atividade empresarial sob um ponto de vista acadêmico e científico. Datam dessa época alguns modelos de organização do trabalho que ficaram célebres, e foram adotados de maneira mais ou menos extensiva em todo o mundo, sob o nome de “Método de Taylor” (também conhecido como “Gestão Científica”), mais tarde suplantado pelo “Método de Deming.”

consultoria empresarial históricoA primeira injeção de popularidade da Consultoria Empresarial, porém, só veio mesmo em meados de 1930. Depois do crash da Bolsa de Nova York em 1929, e da consequente reorganização bancária em obediência à lei Glass-Steagall, o mercado sentiu pela primeira vez a necessidade de precaver-se contra futuras crises, buscando aconselhamento principalmente nas áreas financeira, estratégica, e organizacional. Dos anos 50 em diante, as consultorias não somente expandiram as suas atividades consideravelmente nos Estados Unidos, mas também abriram escritórios na Europa e, mais tarde, na Ásia e na América do Sul. Após a Segunda Guerra Mundial, inúmeras novas firmas de consultoria foram formadas, trazendo uma abordagem rigorosamente analítica ao estudo da gestão e da estratégia. O trabalho desenvolvido por McKinsey, o Boston Consulting Group, AT Kearney, Booz Allen Hamilton e a Escola de Gestão de Harvard durante os anos 60 e 70 deu origem às ferramentas e abordagens que iriam definir o novo campo da gestão estratégica, servindo de base para muitas firmas de consultoria criadas desde então. Em 1983, a influência da Escola de Gestão de Harvard junto à indústria continuou com a fundação do famoso Monitor Group por seis de seus professores.

A indústria experimentou um crescimento significativo nos anos 80 e 90, ganhando uma considerável importância em relação ao PIB americano daquele período. Em 1980 havia apenas cinco firmas de consultoria com mais de 1.000 consultores em todo o mundo, enquanto que em 1990 havia mais de trinta firmas dessa magnitude.

A onda inicial de crescimento no início dos anos 80 foi impusionada pela demanda por consultorias estratégicas e organizacionais. Já nos anos 90, o impulso passou para o campo tanto da área da estratégia quanto da Tecnologia da Informação (TI). Na segunda metade dos anos 80, as grandes firmas de contabilidade entraram no segmento de consultoria de TI. As então “Oito Grandes”, hoje reduzidos às “Quatro Grandes”, firmas de contabilidade (PricewaterhouseCoopers; KPMG; Ernst & Young; Deloitte Touche Tohmatsu) sempre haviam oferecido consultoria em suplementação aos seus serviços tradicionais, mas do final dos anos 80 em diante essas atividades ganharam uma importância crescente em relação ao amadurecido mercado de contabilidade e auditoria. Por volta de meados dos anos 90 essas firmas haviam suplantado aqueles provedores de serviços com foco em estratégia e organização corporativa. Enquanto três das Quatro Grandes partilhavam legalmente as diferentes linhas de serviços após os escândalos da Enron e a consequente quebra de Arthur Andersen, elas estão agora de volta à indústria da consultoria.

A indústria passou por uma estagnação em 2001 antes de recuperar-se após 2003, com uma presente tendência rumo a uma segmentação mais clara de firmas de consultoria empresarial. Em anos recentes, firmas de consultoria empresarial vêm ativamente recrutando os melhores alunos das melhores universidades americanas, da Rhodes, e dos melhores programas de MBA.

A consultoria empresarial tem crescido rapidamente, com as taxas de crescimento da indústria excedendo os 20% nos anos 80 e 90. Como um serviço empresarial, a área de consultoria permanece altamente cíclica e ligada às condições gerais da economia. A indústria de consultoria encolheu no período de 2001 a 2003, mas voltou a experimentar um firme crescimento até as recentes dificuldades econômicas ocorridas em 2009. Desde então o mercado tem-se mostrado estável.

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.