Analise feita ao trabalho de Conclusão de Curso sobre a importância do plano de negócios, apresentado à disciplina Estágio Supervisionado como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2009, pelo autor Felipe Amorim Teixeira.

Plano de negócios é pré-requisito básico para um futuro empreendedor que almeja o sucesso de seu empreendimento, alcançando suas metas através de planos bem traçados, o que de certa forma exige objetividade e organização.

Além de ser um dos pré-requisitos básicos para um candidato a empreendedor, possibilita uma visão ampla sobre as oportunidades de abertura de novos empreendimentos, através das pesquisas de mercado.

O mercado empreendedor está em constante crescimento no país, e diversos são os motivos, desde a vontade de se arriscar no meio empresarial, instabilidade encontrada nas grandes empresas, como também a insatisfação dos colaboradores. Porém algo importante deve ser lembrado: um empreendimento só sobrevive ao mercado e proporciona frutos quando bem planejado.

No entanto, como já dito, diversos são os motivos que levam uma pessoa a abrir seu próprio negocio. E muitas vezes no auge da euforia, o plano de negócios é deixado para uma segunda hora, aumentando assim o índice de mortalidade de grande parte das empresas.

Consequências da falta de implantação do plano de negócios
Ao planejar mal o futuro de seu novo empreendimento, será colocando em risco o período de vida da empresa. Dados da pesquisa feita em 2009, pelo instituto VOX POPULI, apontam que 24,1% das empresas que foram abertas em 2005 já fecharam as portas, isso só no estado de Santa Catarina.

Leia mais:   Balanço social e a responsabilidade social nas empresas

 

Principais motivos que levam uma empresa e fechar as portas
As taxas de juros são extremamente elevadas, o que dificulta a sobrevivência de uma empresa que esta iniciando no mercado e não possui capital de giro suficiente. A concorrência também é outro fator de suma importância, pois para competir no mercado atual, sua empresa necessita de uma estrutura bem elaborada.
Falta de incentivos do governo também exerce grande influência no índice de mortalidade das empresas, porém todos esses transtornos poderiam ser evitados caso as empresas optassem por fazer um plano de negócios bem estruturado, calculando, por exemplo, os riscos de insumos da empresa.

Desta forma é possível compreender a importância que o plano de negócios oferece para a empresa. Portanto ao decidir empreender em algum seguimento do mercado, é importante analisar com cautela, prevendo possíveis transtornos que serão encontrados ao longo do caminho.

A melhor forma de analisar o futuro de seu empreendimento é optar pelo plano de negócios, para que surpresas desagradáveis sejam evitadas. Assim sua empresa saberá traçar o melhor caminho, onde estará mais preparada para enfrentar os desafios do mercado competitivo.

Sendo assim, conclui-se a importância que o plano de negócios representa para uma empresa, independente do seguimento escolhido é sempre importante optar pelo planejamento, garantindo assim sua sobrevivência no mercado, que por vez se encontra cada vez mais competitivo.

Leia mais:   4 maneiras de tornar lucrativo um pequeno negócio

Mercado onde, sobrevive a empresa que possui preparação para encarar os desafios do dia a dia, além do investimento em inovações, o que de fato é realizado por empresas que estão preparadas, e nada melhor do que um bom plano de negócios.

Ver trabalho na integra

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?