acabou as fériasA Copa no Brasil, para muitos uma espécie de férias mentais, e mesmo de parte do trabalho, acabou. Que pena. Uma anestesia de vez em quando tem seu lugar. Mas acaba, tem que acabar. Se durar demais a ressaca é muito grande, mesmo fatal.

A seleção foi junto. No modelo atual, também acabou. Hora de repensar o modelo de negócio. E fazer do limão uma limonada. Baqueiam minhas esperanças a grande e corrupta direção, CBF, ter ficado intacta. Mas ajuda o instinto de sobrevivência deles.

A safra de jogadores de fato não é boa, mas ajudou a arrogância da direção do time, tão comum no nosso meio. Autoestima e autossuficiência são boas, na realidade essenciais, mas exageradas viram arrogância. Cegam. Muitos empresários pecam é aí. Enquanto se acham, muita gente está falando nas costas: sabe de nada, inocente. E o lucro escapando.

A seleção vai ter que renascer. Mas salvou o sucesso do evento em si, que levou junto vários setores da economia, destaque para o turismo e lazer. Espero que a vinda de gringos aumente mais nos próximos anos com a propaganda de quem veio e gostou.

Mas se o turismo bombou, a maior parte dos setores da economia estagnou ou mesmo retraiu. Consultoria foi um. É um item em muitas situações adiável. Tivemos uma queda de 35% nos acessos no site e fechamento de novos contratos. Salvou o fato da carteira estar cheia. Ou seja, ainda não ficamos ociosos. Mas agora precisamos correr atrás, pois se não vendermos acima da média nos próximos 30 dias, essa ociosidade vai acontecer em agosto. Aí a perda de parte dos lucros do ano é inevitável. Ainda bem que os acessos ao site já retornaram ao nível normal. E a geração de propostas também. Temos chance de reverter.

Leia mais:   Entenda a importância da Consultoria Empresarial

E na sua empresa, como foi? Se também caiu, lembre-se que tem demanda reprimida. Vá atrás dela.

Eu gostei muito da copa, tirando a Alemanha, mas acabou. De volta à realidade. E pra ajudar a retomada, duas recentes notícias que podem ser ótimas para a sua empresa:

REFIS DA CRISE ou REFIS DA COPA
Quem tem débitos com o governo federal ganhou uma nova oportunidade de pagar em condições muito melhores. Esses dois sites tratam do assunto: http://www.novorefis.com/ e http://refisdacrise.com.br/. Mas consulte, claro, seu contador.

NOVO SIMPLES
Agora todo mundo que fatura menos de R$ 3,6 milhões ano pode entrar no Simples. O problema é que só vai valer a pena para quem tem funcionários de carteira assinada. Como as alíquotas são maiores que do lucro presumido, esse aumento do imposto tem que ser menor que o que sua empresa deixará de pagar de INSS dos funcionários. Enfim, tem que fazer conta. Isso também se aplica ao Lucro Real, mas é um regime raramente utilizado por pequenas empresas.

Até breve.

Flávio Barcellos Guimarães
Diretor

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?