Quero Consultoria

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Inovação, novos conceitos ampliados

images (1)

Resenha da pesquisa “Inovação, novos conceitos ampliados” feito pelo autor Eduardo Martins Morgado pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP Bauru

 

Existem muitas definições para o conceito de Inovação, que vêm sendo ampliadas ao longo do tempo e das necessidades.

Uma definição bem completa de Inovação é adotada pelo Instituto Uniemp (2010) que define uma inovação tecnológica como “uma introdução no mercado de um produto ou de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado”.

 

Inovação passa a ser vista como algo que ultrapassa o conceito inicial, quando as Inovações tinham origem nos tradicionais setores de P&D, passando a atentar para as origens externas, onde podemos ter a combinação de tecnologias existentes, a aplicação de tecnologias existentes a novas necessidades, mas também nos novos usos ou utilização de conhecimentos adquiridos pela empresa.

 

A inovação é a exploração com sucesso de novas ideias” e que esse sucesso, para as empresas, implica em aumento de faturamento, acesso a novos mercados ou aumento das margens de lucro. Começa então, a ficar clara a diferenciação entre as possibilidades de inovar, com base em “inovações de produto ou de processo” e as possibilidades de inovar com base do uso criativo de tecnologias existentes, mas aplicadas a novas situações de contorno, ou seja, do Mercado.

 

Quão melhor é a Inovação em relação às alternativas em uso? Essas vantagens precisam ser grandes no início, para estimular sua adoção pelos usuários inovadores e adotantes precoces. Com o tempo, e a adoção por um número crescente de clientes, pode ser possível uma redução dos custos, que se refletida nos preços, pode ampliar a visão das vantagens percebidas pelos clientes que ainda não adotaram a inovação, aqui chamados de clientes relutantes. É possível estimar esse tempo e avaliar a reação dos concorrentes.

 

Apostar no lançamento de uma Inovação de alto risco e custo é de alto risco. Exige que a capacidade financeira da empresa inovadora seja muito grande, de forma a permitir os movimentos estratégicos de correção que inevitavelmente serão necessários. Para empresas menores, estratégias de alto risco podem ser fatais. A elas, recomenda-se a alternativa da criação de um “portfólio” de Inovações, onde exista uma de altíssimo risco e outras de baixo ou médio risco. Essa estratégia de “portfólios” também é recomendada para grandes empresas.

 

A evolução do conceito de Inovação vem acontecendo continuamente ao longo dos últimos anos e precisa ser acompanhada pelas empresas porque define um novo e amplo cenário de atuação, que permite o envolvimento de toda a organização e a montagem de portfólios de projetos de Inovação que minimizam os riscos de projetos inovadores, que podem ser idealizados e desenvolvidos, tanto interna, como externamente.

ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.