Como a Internet das Coisas vai afetar o setor empresarial

Primeiro vamos explicar o conceito de Internet das Coisas, ou IoT, para quem desconhece o termo que parece complicado, mas na verdade é bem simples. IoT é a capacidade de interação das máquinas através de uma rede ou internet, e tem a função de facilitar e automatizar as tarefas para os seres humanos.

É o assunto mais comentado quando se fala de revolução tecnológica. Imagine qualquer objeto que esteja conectado à rede; uma geladeira com Wi-Fi para mostrar receitas na tela com os produtos disponíveis no interior do eletrodoméstico, um relógio que conta os batimentos cardíacos e envia a informação para o médico, um ar condicionado que mede a qualidade do ar e informa quando necessita ser limpo, tudo isso faz parte da Internet das Coisas.

A interferência do humano passa a ser mínima quando a comunicação entre dispositivos acontece através de aplicações e softwares.

A Internet das Coisas tem várias finalidades, principalmente na indústria, aonde é conhecida como IIoT ou Internet das Coisas Industrial, e contribui para a automação da linha de produção, logística, e todo o processo. Até os funcionários são afetados positivamente por sofrerem menos com erros humanos e terem a sua saúde monitorada e assistida.

Internet das coisasA questão da segurança

Sem dúvida que uma das maiores preocupações em relação à IoT é garantir a segurança. Um hacker que consiga invadir um aparelho pode causar danos e até perdas de vidas.

Outra observação que devemos fazer é sobre o fato das coisas estarem interligadas umas com as outras; se um dispositivo é hackeado, então todos estarão vulneráveis.

Dentre as medidas de segurança, a mais importante é não deixar que esses dispositivos se conectem à uma rede pública. Todos devem estar conectados através de uma rede privada virtual ou VPN. A VPN criptografa os dados enviados e recebidos, criando uma barreira de proteção contra hackers.

No setor empresarial

Principalmente para a área do marketing, a Internet das Coisas será muito importante. Logo será possível ter vitrines virtuais reconhecendo os gostos do potencial comprador e mostrando produtos relacionados, como já acontece com as propagandas personalizadas só que aplicadas a um objeto.

As empresas que passem a produzir aparelhos, dispositivos e componentes IoT precisam garantir, além da qualidade, a segurança digital do produto. Mas as oportunidades são quase infinitas e nos mais variados meios:

  • Para a Medicina – Os médicos poderão acompanhar os pacientes sem a necessidade de fazer exames periódicos. Diabéticos e idosos podem ter um dispositivo do tamanho de um brinco com um sistema de alerta para reduzir fatalidades. Alguns empresários, inclusive, já criaram uma pulseira eletrônica com este serviço e estão tendo bastante sucesso.
  • Eletrodomésticos – Além dos aparelhos, o mercado se abrirá para novos serviços de assistência. O empresário poderá saber como o seu produto está sendo utilizado e a recarga e manutenção passam a ser automáticas.

É o momento ideal para o empresário buscar novas ideias para aplicar em produtos existentes. Pensando não em um produto isolado mas em todo o ecossistema da Internet das Coisas; afinal, tudo estará interligado em alguns anos. Hoje em dia já existem mais dispositivos conectados à internet do que pessoas no mundo e esse número cresce exponencialmente.

Os meios de pagamento já estão perfeitamente interligados com o futuro da IoT, com as pessoas utilizando celulares para pagar via Wireless. Algo que nem imaginávamos três anos atrás. O setor empresarial será mais eficiente, ecológico e responsável. Mas dependerá da tecnologia como nunca antes havia dependido, para sobreviver.

Conheça também:

Como colocar sua empresa na internet de maneira profissional

As melhores estratégias de marketing para captar clientes na internet

 

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!