Primeiro vamos explicar o conceito de Internet das Coisas, ou IoT, para quem desconhece o termo que parece complicado, mas na verdade é bem simples. IoT é a capacidade de interação das máquinas através de uma rede ou internet, e tem a função de facilitar e automatizar as tarefas para os seres humanos.
É o assunto mais comentado quando se fala de revolução tecnológica. Imagine qualquer objeto que esteja conectado à rede; uma geladeira com Wi-Fi para mostrar receitas na tela com os produtos disponíveis no interior do eletrodoméstico, um relógio que conta os batimentos cardíacos e envia a informação para o médico, um ar condicionado que mede a qualidade do ar e informa quando necessita ser limpo, tudo isso faz parte da Internet das Coisas.
A interferência do humano passa a ser mínima quando a comunicação entre dispositivos acontece através de aplicações e softwares.
A Internet das Coisas tem várias finalidades, principalmente na indústria, aonde é conhecida como IIoT ou Internet das Coisas Industrial, e contribui para a automação da linha de produção, logística, e todo o processo. Até os funcionários são afetados positivamente por sofrerem menos com erros humanos e terem a sua saúde monitorada e assistida.
A questão da segurança
Sem dúvida que uma das maiores preocupações em relação à IoT é garantir a segurança. Um hacker que consiga invadir um aparelho pode causar danos e até perdas de vidas.
Outra observação que devemos fazer é sobre o fato das coisas estarem interligadas umas com as outras; se um dispositivo é hackeado, então todos estarão vulneráveis.
Dentre as medidas de segurança, a mais importante é não deixar que esses dispositivos se conectem à uma rede pública. Todos devem estar conectados através de uma rede privada virtual ou VPN. A VPN criptografa os dados enviados e recebidos, criando uma barreira de proteção contra hackers.
No setor empresarial
Principalmente para a área do marketing, a Internet das Coisas será muito importante. Logo será possível ter vitrines virtuais reconhecendo os gostos do potencial comprador e mostrando produtos relacionados, como já acontece com as propagandas personalizadas só que aplicadas a um objeto.
As empresas que passem a produzir aparelhos, dispositivos e componentes IoT precisam garantir, além da qualidade, a segurança digital do produto. Mas as oportunidades são quase infinitas e nos mais variados meios:
- Para a Medicina – Os médicos poderão acompanhar os pacientes sem a necessidade de fazer exames periódicos. Diabéticos e idosos podem ter um dispositivo do tamanho de um brinco com um sistema de alerta para reduzir fatalidades. Alguns empresários, inclusive, já criaram uma pulseira eletrônica com este serviço e estão tendo bastante sucesso.
- Eletrodomésticos – Além dos aparelhos, o mercado se abrirá para novos serviços de assistência. O empresário poderá saber como o seu produto está sendo utilizado e a recarga e manutenção passam a ser automáticas.
É o momento ideal para o empresário buscar novas ideias para aplicar em produtos existentes. Pensando não em um produto isolado mas em todo o ecossistema da Internet das Coisas; afinal, tudo estará interligado em alguns anos. Hoje em dia já existem mais dispositivos conectados à internet do que pessoas no mundo e esse número cresce exponencialmente.
Os meios de pagamento já estão perfeitamente interligados com o futuro da IoT, com as pessoas utilizando celulares para pagar via Wireless. Algo que nem imaginávamos três anos atrás. O setor empresarial será mais eficiente, ecológico e responsável. Mas dependerá da tecnologia como nunca antes havia dependido, para sobreviver.
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Equipe ProLucro