Intraempreendedorismo: como ele pode ajudar a sua empresa a crescer?

O empreendedorismo já é um termo bastante conhecido e faz parte da rotina de muitos gestores de PME’s.

Porém, o intraempreendedorismo é um termo mais novo, que ainda não é tão conhecido, mas que tem bastante importância no mercado e pode fazer a diferença na vida de várias empresas.

Nunca ouviu falar de intraempreendedorismo? Então continue lendo esse artigo e conheça todos os detalhes.

Intraempreendedorismo, o que é esse novo conceito?

O intraempreendedorismo nada mais é do que o empreendedorismo aplicado de forma interna dentro das empresas, praticado pelos próprios funcionários que ali trabalham. Em muitos locais ele é chamado também de empreendedorismo corporativo.

Esse novo conceito de negócio é muito interessante para as pequenas e médias empresas, já que os próprios colaboradores se sentem parte da empresa e isso agrega ainda mais valor ao trabalho de cada profissional.

O intraempreendedorismo exige das pessoas inovação, saber gerenciar riscos, inovar sempre e reconhecer oportunidades.

Quem deseja participar dessa modalidade de negócio precisa focar nos 5 I’s do intraempreendedorismo: Inovação, Informação, Imaginação, Intenção e Implementação.

Como as organizações podem contribuir com o intraempreendedorismo?

Estimulando seus profissionais a inovar e trazer novas ideias para o negócio.

Dessa forma, cada colaborador irá desenvolver novos projetos, focando na empresa como um todo, já que a recompensa disso é o compartilhamento dos resultados da empresa, tanto financeiros quanto de qualidade nos trabalhos.

Isso gera melhores resultados a partir de uma liderança descentralizada, que permite a cada um desenvolver e mostrar o seu potencial em prol do sucesso da empresa.

Quais são os benefícios do intraempreendedorismo?

Com esse novo conceito de negócio, a inovação passa a ser estimulada constantemente dentro das empresas, de forma acelerada, porém eficiente.

intraempreendedorismoO intraempreendedorismo acaba trazendo um desenvolvimento sustentável e constante nas organizações, ao reconhecer o talento de cada colaborador e recompensá-lo por isso. Nesse sistema de negócio, tanto a empresa como o empregado saem ganhando.

Quais as principais características de um intraempreendedor?

Uma pessoa com potencial para o intraempreendedorismo é alguém que tem paixão pelo seu trabalho, é pró-ativo, não tem medo de novidades, busca a solução de problemas, é persistente, resiliente, gosta de colaborar e trabalhar em equipe.

Para instigar os colaboradores da empresa a adotarem um perfil intraempreendedor, o ideal é que os gestores e donos de negócio estimulem os seus funcionários a atingir um desenvolvimento superior, com condições de tomarem a iniciativa de se desenvolverem e irem em busca de novas ideias e conceitos, de forma a agregar valor pessoal ao seu trabalho e também como um todo, de forma que a própria empresa se beneficie com seus empregados estimulados e isso cresça cada vez mais.

O intraempreendedorismo se reflete em mais resultados para todos, transforma trabalhadores em funcionários dedicados e interessados, o que reflete diretamente na eficiência e no lucro do seu negócio.

O intraempreendedorismo pode ajudar muito uma empresa já estabelecida a crescer com ideias inovadoras e com conhecimento do negócio em que o profissional já atua, uma vez que ele já faz parte da empresa. E você, já conhecia esse novo conceito?

Conheça também:
Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!