um plano de negócios é fundamentalNão é novidade que o cenário mercadológico está cada vez mais competitivo. Segundo o SEBRAE, a quantidade de empresas que fecham logo no primeiro ano de funcionamento ou que não conseguem manter suas atividades por 5 anos ainda é alta.

Um dos erros que justifica o pouco tempo de funcionamento dos empreendimentos é a falta de planejamento adequado sobre suas atividades futuras, isto é, estas empresas não chegam a elaborar um plano de negócios.

Se deseja ampliar suas atividades empresariais ou iniciar um novo empreendimento, este post foi feito sob medida para você. Continue lendo e saiba por que investir em um plano de negócios é fundamental!

O que é plano de negócios?

Trata-se de um documento que descreve quais os objetivos de um negócio e quais estratégias devem ser adotadas para alcançar as metas da empresa. Todas as ações devem categorizadas em soluções de curto, médio e longo prazo.

Com isso, é possível evitar ou, pelo menos, diminuir significativamente os riscos e as incertezas para o empreendedor, para as empresas e para os investidores.

Um plano de negócios é muito útil para que o empreendedor entenda tudo sobre suas atividades. A partir dele, torna-se possível estabelecer metas adequadas e atrair novos parceiros, novos fornecedores e novos clientes.

Como é feito um plano de negócios?

Um plano de negócios é feito a partir de ideias que podem ser transformadas em oportunidades. Estas oportunidades, por sua vez, são análises que envolvem todos os aspectos do negócio. Em geral são escolhidas as que possuem maior potencial de retorno econômico para o desenvolvimento das atividades da empresa.

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Em seguida, desenvolve-se o plano considerando os pontos principais da empresa.

Quais os pontos fundamentais?

Existem pontos elementares que determinam o diferencial do seu plano. Dentre os elementos fundamentais, é preciso descriminar:

Objetivos do negócio

O que você pretende alcançar com seu negócio? Como você quer ser visto no mercado?

Estas são algumas questões que te ajudam a definir os objetivos do negócio: suas mestas, sua missão, sua visão e seus valores. Com isso, atender as necessidades e os desejos do cliente se torna algo mais direcionado.

Clientes

Esse é um ponto fundamental para sua companhia, afinal, o que seria de uma empresa se ela não se focasse em um público, não é mesmo?

Conheça o perfil do seu público atual ou das suas demandas futuras. Saiba onde, quando, como e por quê os clientes compram um determinado produto ou serviço.

A compreensão dos clientes envolve, também, aspectos demográficos tais como: distribuição da população, sexo, local, interesses, faixa etária e renda.

Com um plano de marketing, fica bem mais fácil conhecer seus clientes e se diferenciar da concorrência.

Nicho de mercado

Antes de entrar no mercado, é preciso entendê-lo! E, para isso, é essencial apontar em qual nicho de mercado você pretende incluir seu negócio. Uma boa dica é escolher uma área específica em que sua empresa possua vantagem competitiva, ou seja, um lugar em que você traga alguma novidade.

Leia mais:   Alguns sinais de que está na hora de afastar-se de um cliente

Concorrência

Analise todos os concorrentes diretos e todos os possíveis fornecedores. Utilize os seguintes critérios:

  • Tamanho das empresas;
  • Preços;
  • Localização das companhias;
  • Qualidade e rapidez no atendimento.

Com um conhecimento aprofundado sobre as empresas que competem com a sua, fica claro saber a sua situação diante do mercado.

Posicionamento no mercado

Tão importante quanto conhecer a concorrência é conhecer a própria organização. É imprescindível conhecer os pontos fortes e os pontos fracos dos serviços e dos produtos.

Os pontos positivos nos falam sobre o que sua empresa faz de melhor para seus clientes, enquanto as fraquezas representam aquilo que se pode melhorar.

Seu foco deve ser em um atendimento diferenciado para oferecer qualidade aos seus consumidores naquilo que é comercializado por você.

Identificando vantagens e desvantagens de todas as vertentes do seu negócio, é possível fazê-lo crescer ainda mais.

Uma empresa para se desenvolver e ampliar suas atividades implica em conhecer, também, os movimentos do campo econômico.

Com tudo que foi apresentado neste post, ficou muito claro qual a importância do plano de negócio para o êxito da sua organização, concorda? Nele, você identifica tudo o que existe na sua empresa, projeta formas de crescimento e evita problemas futuros que podem comprometer o funcionamento da sua corporação.

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