Maneiras Criativas De Eliminar A ProcrastinaçãoEm 2009, Fred Stutzman era um estudante de graduação na Universidade da Carolina do Norte, e estava tentando arranjar tempo para dedicar-se à sua tese.

Mas havia um problema. O seu café favorito, que anteriormente costumava ser um tranquilo santuário onde ele podia escapar às distrações e fazer o trabalho render, acabara de instalar um dispositivo novo e muito perigoso: Internet wireless.

Agora Stutzman via-se constantemente distraído pelo infinito suprimento de diversão e mídias sociais da web – mesmo que ele desejasse sinceramente conseguir cumprir as suas tarefas. Ele tentou desconectar-se da Internet, mas isso não era tão simples assim. Volta e meia ele tornava a conectar-se para “fazer uma pausa.” Ele ficava o tempo todo tentando resistir ao impulso de checar as suas mensagens e updates.

Felizmente, aconteceu de Stutzman ser um programador que estudava Ciência da Informação. Quando foi para casa naquela noite, ele decidiu criar um software destinado a solucionar o seu problema.

O programa era simples. Você acionava o aplicativo, informava o período de tempo da sua imersão, e ele impedia o seu computador de entrar online durante aquele tempo. Se você quisesse reconectar-se antes do fim do prazo, você seria obrigado a desligar o computador completamente e reiniciá-lo.

O programa foi batizado Freedom e, pouco depois da sua criação, o aplicativo tornou-se viral. Ele foi citado pela NPR, The Economist, The New York Times, the Oprah Magazine, Time e praticamente todo veículo da mídia que você puder imaginar. Mais de 500.000 pessoas fizeram o download do programa.

Leia mais:   Como escolher um nome para a sua empresa

Parece, portanto, que há muita gente por aí que está lutando para livrar-se da procrastinação online.

Por que esse programa Freedom teve tanto sucesso? E o que isso pode ensinar-nos no sentido de adquirirmos melhores hábitos e aperfeiçoarmos a nossa força de vontade?

Tomar decisões repetidas vezes é algo que esgota a nossa força de vontade. Isso é verdadeiro, mesmo que trate-se da mesma, pequenina decisão – como resistir constantemente ao impulso de checar o seu email. (Um outro exemplo: continuamente tentar seguir uma dieta nova e mais rigorosa.)

Você poderia ser capaz de resistir por 5 minutos ou uma hora, ou talvez mesmo por uma semana, mas eventualmente, a sua força de vontade começará a fraquejar e você cederá. Isso é conhecido como fadiga de decisão e causa um impacto mensurável sobre a sua força de vontade e sobre as escolhas que você precisa fazer ao longo do dia.

O aplicativo Freedom desenhado por Stutzman é efetivo não apenas por que o impede de acessar a web, mas também por que reduz a fadiga de decisão. Ele elimina as suas opções e, como resultado, fazer a coisa certa fica muito mais fácil. Em outras palavras, o programa aplica um cerceamento ao seu comportamento.

Isso leva-nos a um ponto importante: cerceamentos podem tornar mais fácil a adesão a bons hábitos, ao eliminar o número de decisões que você tem de tomar para ir em frente.

Leia mais:   O mito do trabalho duro x trabalho inteligente

As pessoas vivem dizendo que desejam opções. Quando chega a hora de cumprir tarefas, porém, nem sempre é uma boa coisa ter-se um monte de opções. Quando tudo é uma possibilidade, fica na verdade mais difícil fazer a escolha acertada (ou fazer seja qual for a escolha). Esse é o paradoxo da escolha.

Contudo, quando forçamos um cerceamento sobre nós mesmos, pode ficar bem mais fácil fazer o que precisamos fazer. Isso é especialmente verdadeiro se for um cerceamento que força-nos a iniciar em uma escala reduzida.

Se você deseja começar a fazer ginástica, assuma um compromisso de não exercitar-se por mais de 5 minutos. Você tem de parar depois de 5 minutos. Depois, gradualmente permita-se um tempo maior.

Se você deseja tornar-se mais criativo, você pode usar cerceamentos para impulsionar a sua criatividade. Por exemplo, você poderia escrever um livro usando apenas 50 palavras diferentes.

Se você deseja comer mais legumes, você poderia limitar-se a um único tipo de legume na presente semana. Ao limitar o número de escolhas que você tem de fazer, há uma possibilidade maior de que você realmente coma algo saudável, em vez de esquentar a cabeça tentando bolar todos os detalhes de uma dieta perfeita.

Nós muitas vezes pensamos que queremos uma estrada aberta, e ter diante de nós múltiplas opções para tomar a direção que nos dê na telha. Mas às vezes, o que realmente precisamos é de um túnel capaz de reduzir as nossas escolhas e despachar-nos na direção determinada pelo nosso foco.

Leia mais:   O ciclo de vida das organizações: em que fase sua empresa está?

Como eliminar a necessidade de tomar as mesmas decisões dia após dia? Como usar cerceamentos para tornar mais dinâmicos os nossos hábitos – ainda que seja em relação às pequeninas coisas?

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?