Marketing de conteúdo para quem não sabe o que é marketing

A importância de se atualizar 

Costumam dizer, desde aquela época que inventaram os CDs (ou seria quando pisaram na Lua?), que o “futuro já chegou”. Mas, como assim? Claro que a interpretação disso varia de pessoa para pessoa, mas, costumo dizer que, quando escutamos essa frase, é para que você pense que o presente e o futuro já não possuem diferenças e precisam ser tratados por igual.

É a cultura do planejamento: se não há planejamento, não há futuro. O planejar precisa estar correndo em suas veias no presente, senão você vai começar a empurrar tudo para o tal futuro.

No futuro (ou presente, desculpem), pessoas envolvidas nos meios digitais ou que dependem diretamente desses meios para ganhar dinheiro, precisam saber de duas coisas asquerosas e que dão até preguiça para pensar: programação e marketing.

Não tem jeito meu caro: nem que seja superficialmente, você precisa ter alguma noção dessas duas coisinhas que fazem a internet girar. Mas, vamos focar no marketing de conteúdo.

marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é aquilo que você compartilha para cativar e conquistar um público-alvo. Esse público é, claro, aquele que você gostaria de ter como cliente.

Melhor dizendo, antes desse público virar cliente, a gente chama-o de lead. Lead é aquele cara que você, de alguma forma, dentro do seu site ou no ambiente físico da sua empresa, adquiriu o seu contato (e-mail ou telefone) através de algum captador, seja ele por formulário do site ou por ter ligado para a sua empresa pedindo alguma informação aleatória.

É muito importante a empresa ter ferramentas inteligentes para capturar esses leads, que podem ser segmentados com base em diversos conceitos que não iremos aprofundar muito aqui para não confundir a cabeça de vocês. Mas atenção: você precisa capturar leads!

Converter Visitantes em ClientesFunil de vendas

Legal, você tem alguns leads, agora precisa de um alguma coisa para convertê-lo para cliente. Esse trabalho de conversão a gente chama de prospecção. É o segundo estágio do tal funil de vendas.

No topo do funil estão os leads, no meio está a prospecção e no final estão os clientes. Batendo o olho parece simples, né? Mas não é não.

Isso dá trabalho e sem o apoio de profissionais certos e principalmente, sem uma ferramenta de gestão adequada, nada vai para a frente e o máximo que irá conseguir será acumular uns leads soltos sem qualificação.

Se a sua empresa possui um site e deixa-o lá, largado, esperando com reza brava que alguém caia nele a partir do Google, e acha que sua “presença na internet” é aquilo ali e nada mais, saiba que o custo para deixar o seu site mais otimizado para atrair visitantes e completamente integrado à uma ferramenta de captação de leads, que consequentemente servirá também para qualquer outro meio de contato, seja por telefone, e-mail ou presencial, é muito baixo com relação ao que você pode ganhar com estes preciosos dados.

Mesmo que não saiba ainda uma forma de como converter esses leads, o passo mais precioso é ter este captador de leads refinado para sair da estaca zero.

Na parte 2 deste artigo, iremos dar algumas ótimas dicas e estratégias de como converter seus leads para transformá-los em clientes, mas já adianto: não existe mágica ou bala de prata. Requer esforço contínuo e tempo.

Ah! Quer começar a capturar alguns leads? Podemos ajudar, dê uma olhada aqui e até o próximo artigo.

Saiba mais vendo os seguintes artigos:

O Marketing e o Plano de Marketing

As melhores estratégias de marketing para captar clientes na internet

 

Luiz OtávioLuiz Otávio F. Tinoco
Analista e desenvolvedor de sistemas online. Especialista em programação PHP com amplo catálogo de sistemas desenvolvidos, como redes sociais, portais públicos e sistemas para intranet. Especialista Marketing Digital. Cientista da Computação.

 

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!