marketing-de-relacionamentoResenha do estudo sobre marketing de relacionamento, desenvolvido pelas das autoras Simone Pádua Torres e Sônia Cristina Fonseca do IPTAN – Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida de São João del-Rei, MG

A satisfação e fidelização do cliente se tornou algo de muita importância pois a competição do mercado cresce cada vez mais. Em busca de sempre satisfazer os clientes, as empresas devem buscar identificar as reais necessidades que eles precisam, pois geralmente a maioria das empresas oferecem serviços ou produtos semelhantes, sendo de grande importância a diferenciação no produto/serviço por parte da empresa.

Levando em consideração de que sua empresa depende dos consumidores para sobreviver, é de grande importância o estudo do marketing de relacionamento, podendo lidar com seus clientes de forma diferenciada.

Kotler (1998, p. 59) define os cinco níveis de marketing como:

Marketing básico: O vendedor, simplesmente, vende o produto.

Marketing reativo. O vendedor vende o produto e estimula o consumidor a telefonar se tiver dúvidas, comentários e reclamações.

Marketing responsável. O vendedor telefona ao consumidor logo após a venda conferir se o produto está atendendo as suas expectativas. Ele também solicita ao consumidor sugestões para melhoria do produto e possíveis desapontamento. Essas informações ajudam a empresa a melhorar continuamente seu desempenho.

Marketing proativo. O vendedor da empresa contata o consumidor de vez em quando para informar sobre melhores usos do produto ou sobre a utilidade de novos produtos […].

Leia mais:   Remuneração e salário – Uma abordagem jurídico/administrativa

Marketing de parceria. A empresa trabalha, continuamente, com os consumidores para descobrir maneiras de ele economizar ou ajudá-lo a usar melhor os produtos […].

Para um marketing de relacionamento as empresas devem buscar parceiras com seus fornecedores e até mesmo com seus clientes para manter um relacionamento estável com ambos e crescer assim o seu diferencial no meio do mercado tão competitivo. O marketing de Relacionamento não admite que as empresas possuam uma estratégia de gerar um diferencial no produto mas tendo a finalidade de enganar seus clientes em busca de sucesso. O interessante do marketing de relacionamento é manter o comprometimento com todos na empresa incluindo fornecedores, funcionários e clientes preocupando-se com a qualidade dos mesmos e criando estratégias organizacionais ligadas ao relacionamento.

Um trabalho bem realizado por uma empresa faz com que gere a satisfação do cliente e que desenvolva um marketing de relacionamento com ele fazendo com que ele se fidelize a sua empresa podendo trazer junto de si um consumidor fiel através de indicação. Mas cuidado! Infelizmente não é porque um cliente está satisfeito com um produto e/ou serviço que ele irá ser leal a sua empresa, afinal um cliente nunca está totalmente satisfeito.

Quando uma organização se insere em um mercado, tem que ter consciência de que a competição existe e precisa trabalhar para conquistar o seu lugar no mercado.

Leia mais:   A busca da qualificação profissional

Para que uma empresa consiga uma maior satisfação e fidelização de  seus clientes sugere-se que a mesma implante um setor de marketing de relacionamento, implantando ferramentas de fidelização de clientes. Com isso será possível que a mesma conheça melhor o seu cliente oferecendo a ele o  que ele precisa no momento certo.

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?