Os indicadores de desempenho ou resultado essenciais para medir o sucesso de sua empresa

Criar e acompanhar indicadores de desempenho ou resultados é importante na busca do sucesso de uma empresa. São eles que permitem estabelecer metas objetivas e acompanhar se estão sendo alcançadas. Alcançar tos as metas é alcançar o sucesso.

A seguir, veremos os principais indicadores de desempenho ou resultado existentes. E veremos quais deles são mais importantes para buscar o sucesso da empresa.

Quais são os principais indicadores de desempenho ou resultado?

Nós dividimos em dois grandes grupos:

  • Indicadores Essenciais
  • Indicadores Complementares

E os Indicadores Essenciais distribuímos em três setores da empresa:

  • Setor comercial
  • Setor produtivo
  • Setor administrativo

Os Indicadores Essenciais

Uma empresa, em especial as pequenas empresas, precisam essencialmente dos seguintes indicadores de desempenho:

  • Faturamento Mensal
  • Margem de Contribuição
  • Cronograma de Entrega
  • Custo Fixo
  • Resultado Operacional


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR COMERCIAL

O Setor Comercial deve acompanhar de perto apenas dois indicadores essenciais:

Faturamento Mensal

O faturamento é o valor total das vendas de uma empresa no mês e nele está a meta principal do setor: vender o máximo até o limite de entrega da empresa. Mas o preço tem que ser bom e aí que entra o segundo indicador.

Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é a percentagem dos Custos Variáveis sobre o Preço de Venda. Subtraia do Preço de Venda os custos com matéria prima, mão de obra direta, impostos, comissões, taxas de cartão de crédito, fretes e perdas e o que sobra é a Margem de Contribuição.

Ela é, assim, um percentual do Preço de Venda, sendo o mais comum em empresas saudáveis ficar na faixa de 35%. É com ela que você vai pagar os Custo Fixos e depois que passar do Ponto de Equilíbrio, vai gerar o sonhado Lucro. Ou seja, para se ter uma boa Margem de Contribuição, é preciso vender com bons preços. Vender com preços baixos, leia-se margens baixas, é um dos fatores que mais prejudicam uma empresa.


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR PRODUTIVO

O setor produtivo tem que se preocupar com as seguintes variáveis:

Margem de Contribuição

Ainda que seja o mesmo indicador, a parte do Setor Produtivo são os gastos com mão de obra e insumos. Quanto mais barato ele compra e quanto menos consome de insumos, melhor. E quanto mais consegue produzir com uma mesma equipe, melhor. Nos dois casos, maior é a Margem de Contribuição. Ele pode utilizar Indicadores Complementares, como veremos mais adiante.

Cronograma de Entrega

Toda produção tem que ter metas de volume e prazo de entrega adequados ao volume de vendas e prazos dados aos clientes. O cronograma tem que ser cumprido.


INDICADORES ESSENCIAIS – SETOR ADMINISTRATIVO

Custos Fixos

O principal indicador prático do Setor Administrativo é o Custo Fixo. Quanto menor o Custo Fixo de uma empresa, mais rápido ela alcança o Ponto de Equilíbrio e começa a gerar Lucros.

Resultado Operacional

É claro que saber se a empresa deu lucro ou não e de quanto é essencial, mas se os demais indicadores forem alcançados, ou não, esse é apenas uma consequência. Mas vamos deixá-lo nos essenciais, afinal tudo é ProLucro.


Os Indicadores Complementares

As empresas podem ainda optar por utilizar indicadores complementares. Eles são, na prática, detalhamentos ou divisões dos indicadores essenciais. Os mais úteis são.

  • Custo de Aquisição de Clientes – CAC
  • Um dos mais utilizado atualmente, o CAC mede quanto custa adquirir um novo cliente. Em geral é associado a cada canal de vendas, como anúncios no Google, marketing direto e propagandas tradicionais. Merece ser promovido a indicador essencial.
  • Indicadores de produtividade da mão de obra
  • Mede especificamente a quantidade de homens hora empregados diretamente na produção. O ideal é que seja feito por produto.
  • Indicadores de consumo de insumos
  • Mede o gasto de insumos por produto, incluindo as perdas. O ideal é que seja financeiro, mais importante que quantitativo.
  • Indicadores de qualidade
  • Mede a quantidade de defeitos nos produtos.
  • Indicadores estratégicos
  • Estabelecem metas de médio e longo prazo de diversas naturezas, a maioria dos demais indicadores.
  • Satisfação dos clientes
  • É muito útil e toda empresa deve se esforçar para construir e acompanhar este indicador.

E sua empresa, utiliza de quantos destes indicadores de desempenho? Estão mal no assunto? Que tal pensar sobre isso? É um bom tema para ser tratado em:

Como Fazer um bom Planejamento Estratégico

Plano Estratégico Empresarial: quando contratar uma empresa de consultoria

 

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!