5 atitudes para melhorar o clima organizacional da sua empresa

Pode ter certeza: um bom clima organizacional pode fazer toda a diferença para o seu negócio. São inúmeros os benefícios conquistados quando o ambiente interno é mais leve e harmônico.

Em primeiro lugar, temos a diminuição da taxa de rotatividade, uma verdadeira ameaça para a produtividade e as finanças do negócio. Além disso, essa é uma forma de melhorar a pro atividade dos colaboradores, o que também gera impactos positivos na produção e na coesão do time.

Sim, melhorar o clima deve ser uma das prioridades, mas, por onde começar? No post de hoje pretendemos ajudá-lo com algumas dicas simples. Confira logo a seguir!

Abra o caminho para o crescimento

Ao contrário da geração X, que permanecia sem problemas durante anos ocupando o mesmo cargo, as gerações Y e Z buscam o rápido crescimento profissional. São pessoas que priorizam a busca por novos desafios ao invés da estabilidade. Por isso, é fundamental abrir espaço para o crescimento na sua empresa.

O ideal é contar com um bom plano de cargos e salários interno, com critérios específicos para a promoção. As “regras” do desenvolvimento devem ser expostas para todos os profissionais, motivando-os no ambiente de trabalho.

Ofereça feedbacks assertivos

Uma equipe desorientada se sente desmotivada rapidamente, o que prejudica, é claro, o clima organizacional. Por isso, é muito importante que o gestor assuma a postura de um verdadeiro coach.

É para isso que existem os feedbacks. Para os colaboradores que enfrentam problemas de adaptação, é preciso mostrar o caminho a seguir com clareza. Já os que apresentam bons resultados, é sempre bom encorajá-los com congratulações e recompensas.

Aposte nos treinamentos

Sim, os seus colaboradores querem aprender. Por isso, investir em treinamentos pode ser uma excelente forma de melhorar o clima organizacional, afinal, quando se sentem preparados, a autoestima dos profissionais melhora.

Além disso, é claro, com os treinamentos a empresa como um todo tende a ganhar, pois colaboradores preparados tendem a produzir muito mais.

clima organizacionalEstabeleça uma comunicação transparente

Existem muitas empresas onde não existe um laço de confiança entre gestores e colaboradores.

Dessa forma, com medo de represálias, os profissionais tendem a guardar dúvidas para si, ou não fornecer informações sobre quaisquer problemas apresentados durante a rotina de trabalho.

Por isso, é preciso que o gestor abra espaço para a comunicação. É claro que contar com o apoio da tecnologia é importante, mas é importante ir além: a transparência deve ser a base do relacionamento entre o gestor e os profissionais.

Invista no marketing de incentivo

Por fim, com o marketing de incentivo, você possui um leque enorme de estratégias e ações para promover o engajamento e a fidelização, o que melhora muito o clima organizacional.

As ações variam desde viagens de incentivo, até programas de recompensas internos.

O ideal é fazer uma pesquisa de clima para avaliar quais são as ações necessárias para que a sua empresa possa melhorar o ambiente interno, garantindo, dessa forma, mais produtividade e menos rotatividade.

Conheça também:

Os indicadores de desempenho ou resultado essenciais para medir o sucesso de sua empresa

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!