Como melhorar a tomada de decisões no negócioMuitos perguntam o porquê de os gestores de negócios, em sua maioria, serem pessoas estressadas. No entanto, são poucos os que conhecem a rotina do empreendedor brasileiro. Diariamente, são inúmeras decisões que precisam ser tomadas em prol do desenvolvimento da empresa, algumas delas tão importantes que podem definir o sucesso ou o fracasso do negócio.

A qualidade na tomada de decisões no negócio é, definitivamente, a marca do gestor de sucesso. Por isso, é muito importante contar com as melhores ferramentas e, acima de tudo, sempre aprimorar a qualidade da gestão.

Nesse post, resolvemos trazer algumas dicas para que você se desenvolva nesse sentido. Confira logo a seguir!

Comece pelo planejamento estratégico

O primeiro ponto para o qual o gestor deve se atentar é o planejamento estratégico, afinal, é nesse momento que são definidos os objetivos e metas de longo prazo, a missão, os valores, a visão de negócio, os indicadores que serão acompanhados, além de pesquisas de mercado necessárias para que o gestor compreenda bem o ambiente interno e externo.

Sobre esse último ponto, é no planejamento estratégico que o gestor deve realizar a análise SWOT, em que avaliará as fraquezas e forças do empreendimento, além das ameaças e oportunidades. Assim, pode melhorar a qualidade na tomada de decisões no negócio, afinal, desenvolverá uma administração pautada em informações e análises.

Defina os indicadores apropriados

Tão importante quanto planejar é monitorar todos os resultados. Para acompanhar o desempenho do negócio é fundamental que o gestor escolha bons indicadores. É assim que ele pode acompanhar o progresso da empresa e avaliar se precisa mudar de rumo ou se todo o planejamento realmente está sendo concretizado.

Leia mais:   Ideia de negócio: como saber a hora de desistir (ou continuar)

Os indicadores podem variar de empresa para empresa, afinal, dependem única e exclusivamente das necessidades e dos objetivos do negócio. Os principais indicadores, no entanto, estão relacionados às finanças, aos processos internos e ao desempenho da equipe de vendas.

Aposte no potencial da tecnologia

Outro ponto indispensável para melhorar a qualidade na tomada de decisão no negócio é o uso da tecnologia. Hoje, até mesmo as microempresas já contam com softwares e sistemas de gestão, que podem ser usados para fazer uma gestão financeira mais apropriada, calcular a demanda de estoques com mais precisão, integrar a informação no negócio, dentre muitas outras coisas.

Com a tecnologia o gestor consegue tomar decisões muito mais rapidamente, pois os dados são coletados em tempo real e podem ser consultados de qualquer lugar. Assim, ele passa menos tempo realizando tarefas burocráticas e começa a focar mais no planejamento, que é sua verdadeira função.

Conte com o suporte de consultorias

Por fim, o foco de atenção do empreendedor é voltado para uma série de áreas, como as finanças, a comunicação, o marketing, a contabilidade, a equipe de vendas, entre muitas outras. Dificilmente ele possui domínio sobre todas elas e, é claro, pode tomar decisões equivocadas que comprometam todo o desempenho do negócio.

Por isso, nossa última dica para melhorar a qualidade na tomada de decisão da empresa é contar com o suporte de consultorias, que pode trazer um know how diferenciado e, acima de tudo, avaliar a empresa com isenção.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?