Plano-260x221Resenha do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário sobre melhorias com a implantação do plano de cargos e salários, pelas autoras, Andriele Aparecida Lazarotto, Dr Sandra Maria Coltre.

 

Através dessa resenha, pretendemos destacar as melhorias que o Plano de Cargos e Salários pode oferecer às organizações. O Plano de Cargos e Salários possui entre as diversas vantagens, o intuito de fortalecer o capital intelectual, de forma que os funcionários possuam uma visão de carreira dentro da empresa.

Ao desenvolver o quadro funcional, faz do conhecimento parte chave do sucesso da empresa, além de ativar o comprometimento dos colaboradores, fazendo dessa pratica, um diferencial competitivo.

 

Com intuito de demonstrar a importância do funcionário, as empresas começam a

analisar e compreender a importância do trabalho na vida dos indivíduos. Através dessa analise, torna-se possível melhorar a relação, empregado e empregador. Neste contexto a gestão de pessoas e seus subsistemas ganham força a cada dia, sendo que é por meio deles que as empresas podem estabelecer políticas que retenham os talentos.

 

Desta forma, o Plano de Cargos e Salários se caracteriza como um documento construído pelas organizações, com intuito de inserir regras e informações referentes a cargos e salários. Este conjunto de informações possibilita aos funcionários uma visão da estrutura da vida profissional dentro da organização.

 

De acordo com alguns autores como Ribeiro (2008), “a Política de Administração de Cargos e Salários objetiva adequar o perfil do profissional ao cargo e valorizar o seu desempenho.”  Araujo (2006) por sua vez completa, “ o Plano de Cargos e Salários estabelece remuneração adequada com equidade o que melhora o desempenho das equipes.”

Leia mais:   Construindo Estratégia Competitiva

 

Etapas da implementação do Plano de Cargos e Salários

 

Inicia-se com o desenho da estrutura organizacional, para que haja dessa forma, uma visibilidade maior das definições dos cargos;

Definição das funções de cada cargo;

Responsabilidades e tipos de riscos dos cargos predefinidos;

Valores dos cargos, definidas conforme o contexto regional;

 

No entanto, o papel do Plano de Cargos e Salários não se limita em realizar um estudo das funções e características dos possíveis ocupantes, mas devem estar vinculado às políticas dos demais subsistemas de gestão de pessoas.

 

Atualmente é possível observar que a atenção das empresas está se voltando para a

criação e adesão de um Plano de Cargos e Salários. Isto devido ao grande auxílio que o Plano de Cargos e Salários disponibiliza para que as instituições desenvolvam os demais subsistemas existentes na área de recursos humanos.

 

Enfim, é possível concluir que, além de proporcionar a melhoria nos processos e atividades diárias da área de recursos humanos, ao estabelecer critério de equidade e transparência nos processos, refletiu numa grande satisfação para os empregados.

 

Além da satisfação dos funcionários, ocorre uma diminuição no índice de rotatividade, o que possibilita aos empregados a visualização de carreira. Ao diminuir a rotatividade surgi um impacto significativo no relacionamento com os cooperados que acabam se vinculando a um colaborador ou vários como referência, e esta relação torna o atendimento mais personalizado e com muito mais eficiência, oque de certa forma cria um relacionamento mais fidelizado com os seus cooperados.

Leia mais:   Análise do Clima Organizacional para a Melhoria da Qualidade do Atendimento

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?