Difícil escrever um post comemorando 20 anos de criação da ProLucro, completados neste dia 1º de maio de 2018. O que isso pode interessar aos outros? Mas não falar nada seria cruel comigo mesmo. Se tiver curiosidade, vá em frente.

1º de maio de 1998 é a data de assinatura do contrato social da então FBG Consultoria. A razão social veio de uma tradição entre os profissionais liberais, dar à empresa o nome ou inicias do fundador. Em 2006 a FBG virou ProLucro, após intenso debate sobre o novo nome, agressivo para uns, perfeito para outros. Quem estava certo?

Mas o que o ocorria no mundo em 1998? Você se lembra? Vou te ajudar.

Contrato Social do dia primeiro de maio de 1998

Foi um ano muito difícil, em especial para a economia. Crise financeira mundial, juros pagos pelo governo vão a incríveis 42% em uma inflação de 1,65%, o FMI salva o Brasil para não colapsar como a Rússia. Epidemia de dengue, quebradeira no congresso por causa da reforma da previdência, três meses de greve de professores universitários, pílulas anticoncepcionais de farinha, dossiê Cayman e muita confusão na política. E a famosa e questionada reeleição do FHC. Para muitos, a possibilidade de reeleição catalisou a falência moral dos políticos, seria a mãe da corrupção.

O Brasil perdeu a Copa da França sinistramente, morreram Tim Maia, o Bandido da Luz Vermelha, Leandro e Frank Sinatra, o Palace II caiu, o Titanic arrebentou nos cinemas, Tiazinha e Padre Marcelo surgiram, Bill Clinton azarou a Monica Lewinsky, o Pinochet foi preso na Inglaterra e a FBG, futura ProLucro, nasceu. Acho que a última foi a única notícia boa de verdade que eu encontrei nas minhas buscas. Brincadeira. Culpa da imprensa que só destaca notícia ruim. E teve a Tiazinha. Outra brincadeira, pessoal. Tempos difíceis esses do politicamente correto. Transição necessária.

Leia mais:   Cuidados ao se contratar uma consultoria

E os nossos principais números nesses 20 anos?

  • Milhares de serviços prestados para mais de 800 empresas e empreendedores
  • Centenas de serviços prestados para mais de 40 instituições públicas e do terceiro setor
  • Zero de demanda judicial com clientes, governo, fornecedores e colaboradores

Nossa antiga logomarca

O presente?

  • Método de trabalho diferenciado e em continua evolução
  • Muita tecnologia da informação de desenvolvimento próprio
  • Plataforma digital de prestação de serviços à distância
  • Empresa zero impressão, sem papel
  • 80% dos serviços prestados à distância para todo o Brasil

O futuro? Para 2018 / 2019:

  • Inovar, revisar os produtos tradicionais para adequação às mudanças em curso no Brasil
  • Prosseguir no desenvolvimento dos aplicativos e TI de forma geral
  • Dar os primeiros passos para o desenvolvimento de uma linha de serviços de consultoria autônoma via Inteligência Artificial, com meta de estreia em 2020

Mas o principal objetivo deste post é agradecer a todas as pessoas e empresas que fizeram parte desta bela história. Sem vocês, clientes e amigos, a ProLucro seria um nada.

Agradecer também a todos os companheiros nessa jornada, nossos funcionários, estagiários, sócios e consultores que por aqui passaram ou estão. Uma boa equipe é essencial. A ProLucro sempre teve um bom clima organizacional, sempre foi um lugar prazeroso de trabalhar.

E, por fim, um agradecimento especial à consultora/sócia/esposa, Cláudia Vilela, maior companheira todo esse tempo. São 32 anos de sociedade, bem mais que a ProLucro. Espero que ela também venha aqui dar o seu testemunho. Como quem mais quiser.

Leia mais:   Quanto custa um plano de negócio?

Obrigado, pessoas queridas.

E que venham os próximos 20 anos.

flavio Flávio Barcellos
Especialista em consultoria em pequenas empresas, com 20 anos de experiência, tendo atuado pessoalmente em mais de 400 serviços. Especialista em programas de políticas públicas para pequenas empresas, com mais de 100 serviços prestados a órgãos públicos, associações empresarias, sindicatos e Sistema S. Consultor credenciado do SEBRAE. Engenheiro. Fundador e Diretor da ProLucro.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?