empresa desorganizadaO empreendedor desorganizado trabalha dobrado, e não vê o resultado desse esforço extraordinário refletir-se em seus resultados financeiros. Ou pior, o empreendedor desorganizado corre um risco constante de cometer erros irremediáveis e de sofrer prejuízos tolos e desnecessários. Na maioria absoluta dos casos, uma empresa desorganizada jamais alcança a sua produtividade potencial, e estará sempre em desvantagem diante de concorrentes mais organizados. Por último (mas não menos importante), o trabalho em uma empresa desorganizada é extremamente estressante, e faz mal à sua saúde.

Não queremos dizer com isso que o seu empreendimento deva ser como uma camisa-de-força, que o obrigue a rotinas rígidas e inflexíveis, e procedimentos de um rigor militar. Afinal de contas, a flexibilidade e o jogo de cintura são ferramentas que não podem faltar no estojo do empreendedor de sucesso, e além disso, de nada adianta livrar-se do stress da bagunça para cair no stress do controle opressivo.

A desorganização de uma empresa pode assumir muitas formas diferentes mas, na maioria dos casos, a sua origem é a mesma: a falta de planejamento. Quando a sua empresa passa a guiar-se por um plano estratégico, a desorganização é gradualmente expulsa do seu ambiente de trabalho, bastando-lhe repetir uma simples pergunta continuamente: em quê essa tarefa contribui para o cumprimento das minhas metas? Com esse procedimento, atitudes contraproducentes são corrigidas ou eliminadas, e em um curto prazo de tempo, você notará que está trabalhando de forma muito mais organizada.

Leia mais:   Quero abrir um novo negócio

Com o tempo, você mesmo será capaz de configurar o seu próprio plano estratégico, mas os empreendedores inexperientes têm muito a ganhar, investindo no suporte de um profissional competente, capaz de orientá-los na elaboração de um plano inicial, feito sob medida para as particularidades únicas do seu negócio. É importante destacar que os melhores planos são os planos mais simples, mas essa simplicidade ideal só é alcançada após anos de dura experiência, e você pode queimar importantes etapas recorrendo à experiência de um consultor tarimbado.

Se você não tem idéia de como funciona um plano estratégico empresarial, não perca tempo tentando reinventar a roda. Lembre-se de que, antes de você, uma infinidade de empresários já cometeu todos os erros possíveis, justamente para que você não seja obrigado a repeti-los. O recurso a uma consultoria especializada é a forma mais prática e inteligente de ter acesso a esse patrimônio de conhecimentos, o qual não permitirá que você cometa as mancadas mais comuns que perseguem o empreendedor iniciante.

FAÇA AGORA UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

 /  

Leia mais:   Quero abrir um novo negócio

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?