Motivos pelos quais empreendedores evitam fazer um plano de negóciosA perspectiva de escrever um plano de negócios pode ser intimidadora. Um plano de negócios inclui um monte de coisas, tais como uma análise dos concorrentes, pesquisa de mercado e projeções financeiras (controle financeiro). Vamos dar uma olhada, então, em algumas das principais razões que impedem as pessoas de escrever um plano de negócios, e em soluções para esses desafios.

Você acha que o plano tem de ser longo e vai tomar muito tempo.

Por que sentar-se para escrever um plano de negócios, quando as condições do mercado mudam com tanta rapidez, você pode ter dito para si mesmo. Bem, um plano de negócios constitui uma valiosa ferramenta na hora de conversar com investidores, sócios e empregados potenciais. Na verdade, o seu plano pode ficar pronto em uma questão de dias, e não semanas ou meses. Se você acha que não tem muito tempo para escrever um plano de negócios, considere escrever uma versão resumida, que seja ao menos capaz de refletir a sua visão no papel.

Você luta para encontrar tempo e motivação.

Falta de tempo e de motivação são razões comuns pelas quais empreendedores deixam os seus planos de negócios de molho. Mas veja isso desta forma, se você não tem tempo para escrever um plano de negócios, então onde você vai encontrar tempo para tocar um negócio? Uma melhor meta seria tornar a administração do seu tempo uma questão mais prioritária.

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O suporte de colegas pode ser um enorme motivador para se completar um plano de negócios efetivo. Considere a formação da sua própria “rede de suporte empresarial” – ou seja, um grupo de empreendedores de pensamento semelhante, que reúne-se em uma base regular para trocar idéias e manter uns aos outros atualizados.

Você não tem a menor ideia de como coletar toda a informação de que precisa.

Estar sobrecarregado com detalhes é uma sensação que muitos empreendedores conhecem bem. Mas reservar um tempo para pesquisar de verdade (pesquisa de mercado) o seu nicho de mercado é algo que dá-lhe um enorme retorno quando você inicia um negócio, poupando-o de inúmeros enganos dispendiosos. Quer saber onde começar? Passe uma tarde ou duas em uma biblioteca ou na Internet, onde além de ter acesso a uma infinidade de livros, diretórios e bancos de dados valiosos, você poderá ainda ter a oportunidade de acessar recursos empresariais ou frequentar uma classe relevante de técnicas negociais.

Você gosta de fazer as coisas “do seu jeito.”

O empreendedorismo é típico do indivíduo, uma pessoa que gosta de delinear territórios inovadores. Mas não confunda “inovador” com “inédito.” Nunca diga que você criou “algo totalmente único – eu não tenho concorrentes,” a não ser que você não ligue se as pessoas não o levarem a sério. Toda idéia sempre terá concorrência. Se você não enxergá-la, você não deve estar procurando direito. O processo de planejamento de um negócio (planejamento estratégico empresarial) dá-lhe a oportunidade de por os pés no chão, e de lidar com a crua realidade do mercado.

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Você acha que o sucesso chegará para o seu negócio como num passe de mágica, mesmo sem um plano.

Muitas coisas que você ignora ao iniciar um novo negócio poderão causar-lhe prejuízos. Escrever um plano de negócios é uma forma de preencher as lacunas da sua ignorância de principiante, capacitando-o a confrontar com sucesso as condições de um mercado em constante evolução, e os inevitáveis desafios que ele oferece. Ainda que nem toda empresa utilize um plano de negócios, todo empreendedor bem sucedido precisa proteger-se contra “fórmulas mágicas.”

Você não sabe como é um plano de negócios.

Em primeiro lugar, compreenda que linhas-mestras nada são além de exatamente isso – linhas-mestras. Cabe a você encaixar as suas metas de negócios e a sua visão empresarial dentro desse modelo, ainda que isso por vezes implique em uma pequena deformação das regras, e em deixar algumas partes de fora, ou não. E resta-lhe ainda a alternativa de buscar ajuda especializada. Um consultor experiente poderá ajudá-lo a queimar etapas e indicar-lhe o “caminho das pedras” para a configuração de um plano de negócios eficaz, em um tempo bem menor do que você imagina.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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