Mulheres empreendedoras no mercado de trabalho

Resenha do trabalho desenvolvido pelas autoras, Larissa Estela Berehulka Balan Lea, Joiceli Dos Santos Fabricio, Aparecida Fabiana De Freitas, Keila Murara.

O índice da atividade empreendedora está em constante crescimento, em diversos cenários e contextos sociais, cujo destaque é a participação das mulheres.

A inclusão das empreendedoras no mercado de trabalho e sua inserção no ensino superior foram fatores que contribuíram paras essas mudanças, principalmente no que se refere constituição de empresas.

“O empreendedorismo é um estágio maior a ser alcançado no nível profissional ou empresarial, relacionado com a capacidade, visão e competência de perceber oportunidades e criar soluções que gerem crescimento e resultados. Resultados que estão vinculados com a possibilidade do empreendedor em assumir riscos em termos de patrimônios, tempo e comprometimento com a carreira”. (HISRICH; PETERS e SHEPHERD, 2009).

Mulheres no empreendedorismo

“O empreendedorismo por mulheres está relacionado com a reestruturação da organização do trabalho decorrente de grandes transformações nos processos produtivos e na economia como um todo. O trabalho feminino tem aumentado significativamente, causando alterações no tamanho e na composição do mercado de trabalho e para muitas mulheres, possuir e conduzir uma empresa representa a possibilidade de se incluir ou se manter neste mercado” (JONATHAN, 2003).

Machado (1999) argumenta que as mulheres empreendedoras são descritas como, ativas, inovadoras, persistentes, com alto desejo de realização e independência, são adaptáveis as mudanças e acreditam que o seu sucesso seja resultado de suas ações.

Apesar do relatório GEM (2009) apontar que as mulheres representavam na época 53% dos empreendedores brasileiros, e no ano de 2010 ainda apresentar proporcionalidade dos índices, os empreendimentos femininos em alguns contextos empresariais são percebidos como incertos ou de risco (CARTER ET AL., 2007).

Com relação a perfil de empreendedoras e das empresas, Gouvêa, Silveira e Machado (2008), mencionam o estudo de Dhaliwal (2006), que se originou de resultados de estudos realizados com empreendedoras inglesas, australianas, canadenses e americanas.

O estudo constata que as mulheres tendem a iniciar empresas, entre 20 até 40 anos de idade, apresentando como principais desafios a falta de confiança e pressões financeiras.

mulheres empreendedorasPerfil das empreendedoras brasileiras

Já no Brasil, estudos realizados por Machado (2002) apontaram resultados semelhantes de perfil das empreendedoras brasileiras.

Com relação as questões demográficas, Natividade (2009) salienta que a faixa de idade que se encontra maior concentração de empreendedoras no Brasil está entre 25 e 34 anos.

Machado (2009) revela que negócios conduzidos por mulheres são propícios a serem pequenos devido ao estilo de vida que possuem. Os negócios sofrem influencia com relação ao trabalho, família e comunidade e existem barreiras estruturais, culturais e sociais que consequentemente atrapalham o desenvolvimento da empresa.

“Quanto ao ato de empreender, fatores como dificuldade de acesso ao crédito, conciliar as atividades profissionais e os cuidados com a família e predominância masculina em determinados setores, são algumas das barreiras identificadas”. (CARTER et al., 2007; AHL, 2006; GODWIN et al., 2003).

Machado (2009) salienta que as mulheres empreendedoras iniciam seu empreendimento a partir da própria motivação e coragem, como estratégias de conquista por razões positivas como a independência e autonomia.

No entanto, existem algumas barreiras enfrentadas por elas no momento em que decidem iniciar seu empreendimento e durante o desenvolvimento do mesmo.

É possível concluir que após essas dificuldades as mulheres empreendedoras desenvolveram como características levantar primeiramente recursos de suas economias pessoais, em segundo apoio financeiro familiar e em último caso procuram uma instituição financeira.

Foi possível  identificar que, as mulheres necessitam vencer barreiras maiores do que os homens se elas escolheram esse caminho em particular.

Conheça também:

Consultor Empresarial: o dia a dia na consultoria!

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!