Não conheço meu mercado como deveria
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Não conheço meu mercado como deveria

conheço meu mercadoEm todo empreendimento, existem três fatores cruciais que você tem a obrigação de conhecer bem. Você precisa conhecer bem o seu próprio produto. Você precisa conhecer bem o seu mercado consumidor. Você precisa conhecer bem os seus concorrentes. Há certamente uma infinidade de outras coisas que você precisará conhecer, mas dê preferência a essas três. Você certamente deverá ser capaz de oferecer uma descrição minuciosa dos detalhes mínimos do seu produto. Isso é algo que você não pode terceirizar. Mas para aprofundar-se nas características do seu público consumidor e dos seus concorrentes, você desejará empregar uma mão-de-obra especializada.

Uma pesquisa de mercado é algo que deve ser conduzido, necessariamente, por profissionais habilitados. Além dos dados relevantes que precisam ser coletados, eles sabem como associá-los e interpretá-los, produzindo um diagnóstico sólido das reais chances de sucesso do seu produto face à demanda do público, na presença dos atores em competição no atual mercado. Uma pesquisa de mercado pode confirmar a sua intuição, e dar o sinal verde para o lançamento do seu produto. Uma pesquisa de mercado pode também chegar a uma conclusão oposta, e recomendar a suspensão da sua campanha em face de um cenário desfavorável, poupando-o de vultosas perdas antes que você invista os seus capitais na produção de uma mercadoria destinada a mofar nas prateleiras.

Investir na produção em massa de uma mercadoria, na ausência de uma avaliação mercadológica científica, é uma temeridade. Não exponha os seus preciosos recursos em uma tal aventura. Faça a coisa certa, e não deixe de encomendar uma pesquisa de mercado para o seu produto, junto a profissionais de comprovada competência. Uma avaliação dessa natureza, além de simplesmente aprovar ou desaprovar o seu empreendimento, poderá ainda propor soluções intermediárias, tais como correções de uma ou mais características do produto, destinadas a torná-lo mais atraente aos olhos do público consumidor, criar um diferencial vantajoso em face da concorrência, propor ajustes de precificação de forma a incrementar a sua competitividade, e quaisquer outros esforços no sentido de reposicionar o produto no mercado com uma maior chance de sucesso em sua comercialização.

Os concorrentes que você estará enfrentando jamais lançam qualquer produto na ausência de uma cuidadosa pesquisa preliminar, e você não pode ter um comportamento diferente. Na presença de concorrentes poderosos, então, nem se fala. Como tantas outras coisas no mundo dos negócios, não confie a segurança dos seus preciosos investimentos à mera sorte e ao mero acaso. A abertura de novos negócios, o lançamento de novos produtos, enfim, qualquer iniciativa importante que você pretenda tomar, deve ser obrigatoriamente precedida de um estudo científico, onde sejam avaliadas as suas reais chances de sucesso, bem como os riscos inerentes à operação.

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