gestao_empresarial_plano_de_negociosResenha do trabalho de monografia sobre a eficiência e necessidade de um plano de negócios, apresentado a Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, como requisito para o titulo de MBA Executivo em Negócios, pelo autor, Paulo Roberto Balla, no ano de 2008.

Pretendemos com a resenha do texto acima citado, demonstrar para o leitor a eficiência e necessidade de um plano de negócios, uma vez que determinados países tem apresentado desenvolvimento econômico e educacional maior, devido à atenção voltada para os jovens empreendedores.

Uma das estratégias utilizadas para o crescimento nos setores econômicos está ligada a implantação do conceito de empreendedorismo nos jovens. Através de novos investimentos serão gerados novos empregos, assim como o crescimento do setor econômico do país.

De forma que, ao planejar investir em um seguimento do mercado, acabamos por não dar a devida importância para o planejamento estratégico. Esquecemos por vez que o planejamento estratégico pode ser algo decisivo no interior de uma organização.

Nosso país ainda é caracterizado pelo alto índice de investimentos com permanência inferior a três anos no mercado. O alto nível de falência das empresas determina de certa forma o cenário de desemprego do país, interferindo no setor econômico do mesmo.

Este cenário retrata uma situação preocupante, a falta do plano de negocio. As empresas estão deixando de atribuir ao plano de negócios, sua devida importância.

Leia mais:   A importância de elaborar um plano de negócios

Importância do Plano de Negócios para a empresa

Através do plano de negócios é possível identificar problemas futuros;

Transmite segurança para o investidor;

Capaz de orientar;

Um plano de negócios bem estruturado contribui para que os próximos passos da empresa sejam dados de forma mais objetiva e com chances menores de erro. O plano de negocio caracteriza-se por pensar no futuro da empresa, determinando a direção, o caminho mais rápido, assim como ações a serem realizadas diante e eventuais problemas.

O fracasso das empresas geralmente ocorre devido o empresário não dominar técnicas para elaboração de um bom plano de negócios. Sendo em sua maioria micro e pequenos empresários, não possuem conhecimentos básicos de vendas, marketing, ponto de equilíbrio, projeções e faturamentos.

Outro fator importante a ser mencionado é que quando ocorre do empresário possuir um conhecimento sobre os conceitos do plano de negócios, muitas vezes não consegue emprega-lo de forma objetiva.

O plano de negocio pode ser considerado como um verdadeiro guia que irá influenciar na qualidade das tomadas de decisões, o que determina que este esteja sempre atualizado.

Campos onde o Plano de Negócios pode influenciar

Identifica os fatores relacionados a concorrência;

Conhecimento de mercado;

Atuação na área de marketing;

Analise do desempenho financeiro;

Ambiente em que seu empreendimento esta situado;

Segundo Dornelas (2007): “O plano de negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrario, é uma ferramenta extremamente dinâmica deve ser atualizado e utilizado periodicamente.”

Leia mais:   Quer abrir um negócio? Saiba por onde começar!

Ao final desta analise, é possível compreender que todo empreendimento por menor que seja necessita de um bom plano de negócios para garantir sua atuação no mercado. Importante lembrar que um investimento mal aplicado não gera retorno, a não ser que haja recursos para uma possível correção, porem na maior parte das situações os recursos são escassos quando se resolve empreender.

Desta forma, o primeiro passo a ser dado diante da decisão de empreender em determinado seguimento é uma analise e um plano de negócios bem elaborado, diminuindo assim as chances de erros. O que de certa forma atinge todo o setor financeiro de todo um país.

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?