Essa é uma entrevista dada a alunos de administração da UNIUBE, mais especificamente à Ludmila Marques, habitante de São José do Goiabal, Minas Gerais. Vejam vocês o que é o ensino à distância, chega em todos os cantos do planeta. E é isso que ProLucro faz com sua consultoria. Viva o futuro.

E quem quiser saber um pouco mais da nossa vida de consultor empresarial, está aí a oportunidade.

1.Nome do Entrevistado:

Flávio Barcellos Guimarães, sou fundador da ProLucro Consultoria Empresarial

2. Formação Acadêmica:

Engenheiro formado em Viçosa. Mas como todo consultor, sou autodidata. Hoje detenho sólidos conhecimentos em administração, economia, direito empresarial e mesmo psicologia. Lidar com pequenas empresas exige um conhecimento geral, integrado ou mesmo holístico.

3. Há quanto tempo você atua no mercado como consultor empresarial?

23 anos. A ProLucro fez 20 anos este ano. Ela é de 1998.

4. Quais motivações levaram você a escolher a consultoria empresarial como área de atuação?

Vários motivos:

. Independência e autonomia em relação a terceiros, não ter chefe
. Ter poucos ou nenhum funcionário, apenas outros consultores associados
. A natureza do trabalho, que permite ser muito útil aos outros e não se repetir nunca
. A realização profissional ao ver resultados concretos todos os dias

5. Quais os papéis principais desempenhados por um consultor no mercado?

Resumidamente:

. Melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional dos seus clientes através de planos estratégicos empresariais
. Melhorar os resultados financeiros e econômicos das empresas através de planos estratégicos empresariais
. Auxiliar a abertura de novos negócios através de planos de negócio (estudos de viabilidade)
. Auxiliar a compra e venda de cotas de empresas através da avaliação de empresas (valuation)

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6. Quais são as competências necessárias ao consultor para que ele possa ser reconhecido e bem quisto pelo mercado?

Essencialmente é a capacidade técnica comprovada para executar os serviços que oferece ao mercado. O cliente quer resultados claros e objetivos. Essa capacidade é comprovada previamente relatando experiências e casos de sucesso. Ou sendo indicado.

Para alguns serviços outras competências também são essenciais. Trabalhos que envolvem resolução de conflitos ou lidar com equipes são importantes ainda a capacidade de se comunicar bem, empatia, segurança e ser justo e imparcial.

7. Quais benefícios a consultoria trouxe para a sua vida pessoal e profissional?

Eu vivo quase que exclusivamente de consultoria empresarial há mais de 20 anos. Como é minha fonte de renda principal, é ela que sustenta minha família e me permite construir aos poucos um patrimônio que irá me permitir aposentar.

Mas vai muito além disso. Eu ainda tenho o mesmo prazer do início da carreira sempre que começo um serviço novo. Para o cliente, o meu trabalho é algo muito importante, no qual ela joga muitas expectativas, além do seu suado dinheiro. Essa responsabilidade, sempre nova, com pessoas diferentes, é muito estimulante, muita adrenalina. Eu adoro meu trabalho.

Por fim, há o reconhecimento dos clientes. Nem toda consultoria busca e atinge resultados excepcionais, pois podem tratar de assuntos secundários. Mas as consultorias que buscam e atingem respostas fundamentais são especialmente prazerosas. Nada, dinheiro nenhum, se compara ao prazer de ver um cliente absolutamente satisfeito. E isso acontece todos os meses, todos os anos.

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8. Quais são os desafios que um consultor empresarial enfrenta no dia a dia da profissão?

Como qualquer atividade empresarial, ou mesmo profissional liberal, o primeiro desafio, diário e permanente, é vender serviços. E isso exige captar novos cientes todos os meses.

A consultoria empresarial classicamente depende de indicações, é feita de forma presencial e tem as médias e grandes empresas como clientes quase exclusivos. A ProLucro resolveu tentar romper com esses paradigmas e conseguiu. Hoje, 90% dos nossos novos clientes são captados pela Internet sem indicação, os serviços são feitos à distância e são basicamente pequenas empresas.

Esse é o futuro. A consultoria à distância baixa custos e permite a qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer lugar, acessar consultoria de qualidade a preços acessíveis.

9. Hoje, quais são os problemas mais comuns que você, enquanto consultor, encontra nas organizações clientes?

Sem dúvida, o principal é tudo que envolve dinheiro. Ou a empresa está tendo prejuízo, ou tendo lucro, mas com problemas de caixa, ou quer ter um lucro maior, crescer.
Depois são os problemas do dia a dia, em especial os ligados à governança, que trazem desconforto pessoal aos sócios.

10. Quais são os cuidados que o consultor deve ter no que tange ao relacionamento ético dele com a organização cliente?

O primeiro é confidencialidade, que é tratada já no contrato. Um consultor pode e deve ser responsabilizado civil e criminalmente se vazar informações da organização.

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O segundo ponto é a transparência total com o contratante direto, em geral os sócios. Mais do que só dizer o que realmente pensa, o consultor deve, por exemplo, assumir seus eventuais erros de forma imediata e clara. Só isso constrói uma relação de verdadeira confiança.

O terceiro ponto é o trato cuidadoso, carinhoso, com a equipe. A entrada de um consultor em qualquer organização significa “mudanças estão chegando”. E a maioria das pessoas se assustam, se sentem ameaçadas, com a possibilidade de mudanças, o que é natural. E nem sempre elas podem deter o mesmo nível de informação que os sócios. E você não pode mentir. É uma arte executar bem seu serviço sem gerar estresse na organização, pelo contrário, tendo ainda que motivar as pessoas. Em algumas situações esse é um enorme desafio.

flavio Flávio Barcellos
Especialista em consultoria em pequenas empresas, com 20 anos de experiência, tendo atuado pessoalmente em mais de 400 serviços. Especialista em programas de políticas públicas para pequenas empresas, com mais de 100 serviços prestados a órgãos públicos, associações empresarias, sindicatos e Sistema S. Consultor credenciado do SEBRAE. Engenheiro. Fundador e Diretor da ProLucro.

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