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marketing plano de marketingExistem tantas definições para o que é Marketing que a gente se perde. Mas a minha preferida é:

“Marketing é a ciência que estuda como disponibilizar para um cliente o produto que ele quer comprar, quando e onde que ele quer comprar, pelo preço que ele está disposto a pagar.”

O princípio do Marketing é simples. Ele tem o foco na demanda. Ele olha o tempo todo para o consumidor. Sua premissa principal é a de que é muito mais fácil vender um produto que agrada o consumidor no máximo número de quesitos possíveis. Como os recursos dos empresários são limitados e o desejo do consumidor é mutante, essa é uma eterna busca, com fases harmônicas, com fases de crise.

Por incrível que pareça, a maioria dos empresários não tem essa clareza. Esmeram-se em fazer um produto baseado naquilo que eles acham ser o melhor para o consumidor, sem perguntar ao consumidor. Pior, ainda é possível encontrar empresários que acham estar fazendo um favor em atender aos seus clientes. É claro que esses “arrogantes” dos negócios são os primeiros a perderem seus clientes quando uma verdadeira concorrência aparece.

O Marketing pode ser usado, como qualquer ciência, para o bem ou para o mal. Ele poderá te mostrar como criar e vender muito um produto que não serve para o cliente, que quando perceber, já será tarde. Ele pode instruir como fazer uma propaganda enganosa sem riscos legais. E ele pode manipular a consciência das pessoas. Mas essas questões são tratadas no campo da Ética. Além de ser uma atividade insustentável. Uma a hora o negócio cai.

A função do Marketing para uma empresa é, na prática, subsidiar a elaboração de um Plano de Marketing.

O PLANO DE MARKETING

O Plano de Marketing é o conjunto de instruções que a empresa deve seguir para chegar o mais próximo possível dos objetivos do Marketing, que é, repetindo, disponibilizar para um cliente o produto que ele quer comprar, quando e onde que ele quer comprar, pelo preço que ele está disposto a pagar.

Um Plano de Marketing é composto basicamente dos seguintes itens:

  • Desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do cliente;
  • Precificação e formas de pagamento dentro das possibilidades econômicas e financeiras do cliente;
  • Disponibilização em locais de fácil acesso ao cliente;
  • Informação eficaz ao cliente sobre seu produto: o que é, quais suas vantagens, onde comprar, por quanto e como pagar.

PESQUISA: A FERRAMENTA ESSENCIAL

É fácil perceber que sem pesquisas, o marketing não existe. Os 3 primeiros itens dessa relação são totalmente dependentes de pesquisas.

Na eterna e desejada busca de simplificar a informação, os próprios marqueteiros chamam isso de “Os 4 P”, quais sejam:

  • Produto
  • Preço
  • Ponto (canal) de venda
  • Promoção (ou Publicidade)

É uma boa forma de fixar. Recomendo. Ajuda a lembrar e pensar sobre o tema quando estiver deitado à beira de um córrego pensando na sua empresa. Os 4 P são o maior desafio de uma empresa.

Peguemos uma empresa teoricamente simples, uma lanchonete. Também ela tem que ter produtos, preços, localização e divulgação adequados. Neste caso, por exemplo, a definição de produtos e preço são desafios significativos. Em busca de um lucro maior, cabe ao dono responder perguntas. É possível vender outros produtos e ter preços mais elevados que a concorrência? Quais produtos? Que preços?

Ou seja, toda empresa, toda mesmo, tem que ter um Plano de Marketing, por mais simples que ele seja.

E sua empresa, tem Plano de Marketing?

flavio Flávio Barcellos
Especialista em consultoria em pequenas empresas, com 20 anos de experiência, tendo atuado pessoalmente em mais de 400 serviços. Especialista em programas de políticas públicas para pequenas empresas, com mais de 100 serviços prestados a órgãos públicos, associações empresarias, sindicatos e Sistema S. Consultor credenciado do SEBRAE. Engenheiro.

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