Trabalho de monografia apresentado ao Departamento de Ciências Administrativas e Econômicas, do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE, por Priscila Kelly de Araújo Fonseca no ano de 2008.

Seguir integra do trabalho

Através de análise do estudo elaborado para apresentação de monografia, compreende-se que todo empreendedor que entra no mercado com intuito de obter um crescimento efetivo, sabe da importância de adaptação de mercado, assim como investir no atendimento ao cliente, satisfazendo assim as necessidades do consumidor.

Uma das ferramentas mais eficientes nesse processo de ganhar espaço diante do concorrido mercado é a utilização de estratégia de marketing. Tema presente entre as empresas adeptas da produção ecologicamente correta, o marketing verde se transformou em uma ferramenta capaz de transmitir a sociedade participação ativa da empresa nesse contexto.

Como o objetivo final é recrutar o maior numero possível de clientes, a empresa independente de seu porte ou mercado que atua, necessita se diferenciar no mercado, além de atender as necessidades dos clientes. Sendo assim tão importante a utilização do marketing que vai desde a criação do produto e serviço, ate a distribuição, ou seja, esta em constante interação, a começar pelo processo de planejamento.

Com intuito de inovar, surge o marketing verde, onde a empresa que adere a tal programa se diferencia das demais, pois se trata de uma vantagem competitiva, destacando no mercado por se tratar de uma característica inovadora e ecologicamente correta.

Leia mais:   Como fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

O marketing verde é visto como algo inovador que leva a empresa não apenas a garantir sobrevivência no mercado, mas também ajuda a mesma a adquirir vantagens diante as concorrentes. Observando que o mercado ecologicamente correto, é um dos principais mercados que impulsiona a economia, o que faz cada vez mais, pequenos médios e grandes empreendedores investir no setor, visto que além da força da lei, existe a força vinda do consumidor, que buscam aderir aos produtos que detêm de preocupação ecológica.

Um empreendedor deve além de aderir aos sistemas de produção baseados na sustentabilidade, trazer seus fornecedores a participar de tais pratica, aumentando dessa forma o poder de ação. O mercado se encontra cada vez mais competitivo, e ganha espaço quem inova.

O marketing se caracteriza não apenas como uma estratégia inovadora, mas como algo que busca fornecer aos clientes produtos de melhor qualidade que se enquadram nas necessidades do mesmo. Além de proporcionar resultado satisfatório para a imagem da empresa, como também fortalecimento da marca.

Após tal estudo, alega-se na conclusão o marketing verde como excelente ferramenta no mercado competitivo, e principalmente no recrutamento de novos clientes. Sendo que não basta utilizar dos métodos do marketing verde se este não é divulgado pela empresa, não utilizando assim dos meios de comunicação que estão ao alcance dos clientes, pois só assim o cliente participa das inovações da empresa, concretizando dessa forma a estratégia de marketing.

Leia mais:   Viralidade social: a maneira mais eficaz de trazer visitantes ao seu Website

A empresa que deseja crescer e obter reconhecimento no mercado necessita mais que um produto de qualidade, é preciso explorar de forma inteligente as qualidades e o diferencial do produto ou serviço. Através de planos de estratégia, a empresa ganha mais que reconhecimento e vantagens competitivas, gera também através desse plano estratégico uma maior lucratividade.

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?