Você sabe dividir tarefas de liderança com sua equipe?

Pesquisas demonstram que muitos empreendedores não conseguem fazer ver à sua equipe o quanto o seu trabalho é importante, deixando de mostrar o quanto são responsáveis pelo crescimento da empresa. Isso cria um dos maiores desafios para os setores de RH, o de imprimir valor e significado ao trabalho dos colaboradores.

No interior de uma pequena e/ou media empresa (PME), o desafio é administrar três questões importantes. A primeira é identificar o talento inerente a cada funcionário, posicionando-o em um cargo que explore ao máximo esse talento, assim este terá um melhor rendimento.

O segundo aspecto importante é inserir na cultura da empresa a importância de manter esses valores, como o de distribuir autoridade. E finalmente trabalhar com os colaboradores as habilidades de liderança que esses possuem, podendo essas ser utilizadas tanto no presente quanto no futuro.

Independente do nível hierárquico que as pessoas ocupam em uma empresa, identificamos três virtudes importantes que elas devem possuir. A primeira é a confiança ao realizar suas tarefas. Entre os ocupantes dos cargos mais altos, essa confiança é fundamental na formulação de estratégias futuras, e entre os seus subordinados ela contribui para uma execução mais dinâmica das tarefas a eles atribuídas.

A segunda é o comprometimento na realização das suas funções, e a disposição de aplicar-se a elas com o máximo afinco. Já a terceira é a necessidade de sentir que está contribuindo. Para o individuo da base, significa a satisfação de desenvolver habilidades no sentido de contribuir com algo maior.

Leia mais:   Entenda a importância da Consultoria Empresarial

No entanto dificilmente a empresa consegue conquistar verdadeiramente a sua equipe. Isso independe da compensação monetária que a empresa oferece ao funcionário, e aflige a maioria das empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Porém uma característica comum a muitos empreendedores, por terem-se iniciado no negócio sozinhos, é não saber dividir as tarefas e consequentemente a autoridade, fazendo com que a sua equipe deixe de experimentar uma sensação de unidade. O estímulo e o encorajamento do diretor/dono é fundamental na obtenção de um rendimento máximo da sua equipe.

É preciso convencê-los de que possuem a capacidade e acima de tudo a necessidade de exercer um bom trabalho, para garantir um maior desempenho da empresa diante do competitivo mercado, além de gerar dessa forma um significado maior para a função que a equipe exerce. Ao final compreende-se que exercer uma boa liderança, consiste em distribuir tarefas e autoridade a toda a equipe que compõe a empresa.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?