Contratar uma consultoria especializada vale a pena para sua empresa?Consultoria é basicamente o processo de transferência de conhecimento de uma pessoa para outra.

Desde os primórdios da civilização, sempre havia alguém mais experiente na tribo que aconselhava seus pares, adultos e jovens. E não eram necessariamente os chefes, ainda que todo líder sempre seja um consultor.

Uma pessoa ensinando a outra a cozinhar está praticando consultoria. Está ocorrendo aí um processo de transferência de conhecimento de uma pessoa para outra.

Ou seja, podemos então dizer que: consultoria é educação.

Ainda que conceitualmente a consultoria possa ser chamada de educação e que abranja qualquer área do conhecimento, na prática a palavra está muito associado ao seu emprego profissional. Isso fica claro ao vermos a definição pelo popular Dicionário Aurélio:

Consultoria:
“Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente”.
“Empresa, cargo ou lugar de trabalho do consultor”.

Os demais dicionários também caminham nesta linha, de definir consultoria como algo fundamentalmente profissional, ou seja, sempre existem as figuras do consultor e do cliente.

Assim, na prática, a consultoria é uma atividade profissional, que envolve um cliente adquirindo conhecimentos de um consultor.

CONSULTORIA PESSOAL – COACHING

Mais recentemente surgiu a figura do “coach”, termo em inglês que significa treinador. Pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos e habilidades pessoais, em geral com foco no desenvolvimento de sua carreira profissional, utilizam o coach, que nada mais é que um consultor que atua também no campo comportamental.

Leia mais:   Quais as melhores opções de negócio para eu investir?

Assim, a consultoria é, na prática, nos dias atuais, a consultoria empresarial.

CONSULTORIA EMPRESARIAL

A consultoria empresarial é o processo pelo qual um consultor contratado disponibiliza as informações ou soluções em relação à uma necessidade ou problema de uma empresa.

O consultor é um especialista no assunto que envolve a necessidade ou problema, ou seja, é um profissional que acumula notórios conhecimentos e experiência sobre o assunto.

A questão de ser um especialista é a base da consultoria, sua razão de existir. Se o profissional não for um especialista, por que contratá-lo? O consultor tem que ser um especialista na questão.

NA PRÁTICA, PARA QUE SERVE UMA CONSULTORIA EMPRESARIAL?

Pense em uma empresa que esteja querendo resolver um problema ou fazer algo novo ou apenas de forma diferente.

Uma leitura atenta da frase acima nos remete a duas conclusões:

  • Se é um problema, em geral é algo que a empresa está enfrentando dificuldades em resolver.
  • Se é fazer algo novo ou de forma diferente, trata-se de algo que a empresa não possui experiência.

Está, então, criada a condição para a atuação do consultor. Seu papel é construir com o cliente as informações e soluções sobre a questão. Pressupõe-se que o consultor ajudará no processo, tornando-o mais eficiente e eficaz do que se feito sozinho pela empresa. Com isso, a empresa fará as ações em menor tempo e menor custo. E, principalmente, fará a coisa correta, ou pelo menos mais próxima do ideal.

Leia mais:   Crise financeira na empresa: o que fazer?

Em contrapartida, a empresa remunerará o consultor com parte dos ganhos que ele a ajudou auferir.

Esta é uma questão fundamental para a contratação de uma consultoria:

Quanto vale uma consultoria empresarial?

Esse tema é explorado em outro artigo com esse mesmo título. Basta clicar no link acima ou pesquisar esta frase na Internet.

RESUMO

A consultoria é uma prática que remonta a história da civilização, sempre fundamental em seu desenvolvimento. Assim como a consultoria empresarial o é nas empresas. E não há qualquer indício que vá deixar de sê-lo. No máximo outros atores passarão a dividir o papel com os consultores, como já fazem os livros para os autodidatas e mais recentemente a crescente e assustadora Inteligência Artificial.

flavio Flávio Barcellos
Especialista em consultoria em pequenas empresas, com 20 anos de experiência, tendo atuado pessoalmente em mais de 400 serviços. Especialista em programas de políticas públicas para pequenas empresas, com mais de 100 serviços prestados a órgãos públicos, associações empresarias, sindicatos e Sistema S. Consultor credenciado do SEBRAE. Engenheiro. Fundador e Diretor da ProLucro.

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?