O que é e quais são os tipos de pesquisa de mercado?

O que é Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de Mercado é um esforço organizado destinado a juntar informações sobre oferta e demanda de um setor da economia. Ela certamente é um dos componentes mais importantes de uma estratégia de negócios. Elaborar Plano Estratégico ou Plano de Marketing sem conhecer minimamente o mercado de atuação é uma ação temerária.

Assim, se você atua em um determinado  mercado, o ideal é conhecer tudo sobre o perfil pessoal e hábitos e volumes de consumo dos clientes que você já tem e dos que ainda não são seu clientes. E também conhecer quem são seus concorrentes diretos, como atuam, o que ofertam, que preços praticam etc.

Existem ainda muitas outras informações importantes. É útil saber tudo sobre seus concorrentes indiretos, o histórico do mercado, suas características em outras regiões fora de sua atuação e suas tendências de curto, médio e longo prazo.

Ou seja, a pesquisa de mercado é um fator-chave na manutenção da competitividade de uma empresa diante dos seus concorrentes. E também no planejamento estratégico da empresa em relação ao mesmo.

Como funciona uma Pesquisa de Mercado?

A pesquisa de mercado utiliza métodos e técnicas estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas. Ela começou a ser conceitualizada e colocada em prática formal durante os anos 20. Foi uma das consequências do boom de propaganda da Era de Ouro do rádio nos Estados Unidos. Os anunciantes começaram a compreender o significado demográfico revelado pelo patrocínio de diferentes programas de rádio.

A pesquisa de mercado serve para descobrir o que as pessoas querem, necessitam e acreditam. E ela também serve para saber como as pessoas se comportam. Ela pode ser usada para determinar a melhor maneira de oferecer o seu produto. Muitos acreditam que a pesquisa de mercado é a quintessência do marketing. Nós concordamos com isso.

Quais são os principais tipos de Pesquisa de Mercado?

Considerando apenas o processo de pesquisa, há basicamente dois tipos:

A pesquisa primária

Ela é caracterizada pela aplicação direta de questionários junto às pessoas. Ela é subdividida em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

A pesquisa quantitativa foca um maior volume de pesquisados, conferindo aos resultados uma menor margem de erro e maior intervalo de confiança sobre dados objetivos, como volume de consumo e características do consumidor.

Já a pesquisa qualitativa foca mais perguntas com maior grau de subjetividade, trocando o maior volume de questionários por maior profundidade. As entrevistas nestes casos tendem a durar muito mais e carregar menor precisão estatística.

A pesquisa secundária

Esta pesquisa é feita explorando informações coletas e organizadas por terceiros. Assim, a Internet é, de longe, o maior canal de acesso disponível para pesquisas secundárias. Além de sua infindável coleção de sites e seus artigos e informações em geral, os bancos de dados estruturados, incluindo pesquisas primárias, como o do IBGE,  também estão lá.

Já considerando os objetivos da pesquisa, existem diversos tipos, sendo os principais:

  • Pesquisa de opinião de clientes atuais
  • Pesquisa de opinião de clientes potenciais
  • Pesquisa de concorrentes
  • Pesquisa de tendências
  • Pesquisa de tecnologias
  • Pesquisa de fornecedores

As três primeira tendem a se valer principalmente de pesquisas primárias. As demais, de pesquisas secundárias.Outras questões importantes são:

O que é Tendência de Mercado?

Tendência de mercado é a previsão do que acontecerá com um dado mercado em curto, médio e longo prazo. Em se tratando de previsão, traz um grau de incerteza, que pode ser pequeno ou grande. Ela se baseia fundamentalmente em dados estatísticos sobre a demanda do mercado, permitindo identificar se os gráficos apontam para o crescimento, estabilidade ou queda dessa demanda e características da mesma.

E o Tamanho do Mercado?

Saber qual o volume total de consumo de um dado produto em uma dada região é quase sempre a informação mais importante. A pesquisa deste volume sempre utiliza pesquisas secundárias, mas às vezes precisa das primárias. Determinar o tamanho do mercado é muito mais difícil quando se está lançando um produto inovador, pois não dados secundários sobre isso. Nesse caso, é necessário projetar os números a partir de pesquisa primária qualitativa junto consumidores potenciais.

Planejamento Estratégico Empresarial e a Pesquisa de Mercado

Um dos desafios a serem enfrentado no planejamento estratégico está em identificar  os pontos fortes e fracos de uma empresa, assim como as oportunidades e ameaças sobre a mesma (FOFA ou SWOT). Esse levantamento deve ser feito antes da criação de uma empresa, mas fundamentalmente repetido durante toda a sua vida. A base desta matriz de informações é a pesquisa de mercado.

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos outros artigos:

Benchmarking x Pesquisa de Concorrentes x Espionagem

Como fazer um bom Plano Estratégico Empresarial

Entenda a importância da pesquisa de mercado

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!