ID-10052472Pesquisa de Mercado é um esforço organizado destinado a juntar informações sobre mercados e consumidores específicos. Ela é um componente muito importante da estratégia de negócios. O termo é muitas vezes confundido com pesquisa de marketing; porém, os especialistas gostam de estabelecer uma distinção entre os dois, segundo a qual a pesquisa de marketing preocupa-se especificamente com processos de marketing, enquanto a pesquisa de mercado preocupa-se especificamente com mercados.

 

A pesquisa de mercado é um fator-chave na manutenção da competitividade diante dos seus concorrentes. A pesquisa de mercado supre informações importantes para a identificação e análise das necessidades do mercado, do tamanho do mercado, e da concorrência.

A pesquisa de mercado, que inclui pesquisas sociais e de opinião, é a coleta sistemática e a interpretação de informações a respeito de indivíduos ou de organizações, utilizando métodos e técnicas estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas, com o objetivo de adquirir conhecimentos ou de subsidiar a tomada de decisões.

A pesquisa de mercado começou a ser conceitualizada e colocada em prática formal durante os anos 20, como uma das consequências do boom de propaganda da Era de Ouro do rádio nos Estados Unidos. Os anunciantes começaram a compreender o significado demográfico revelado pelo patrocínio de diferentes programas de rádio.

A pesquisa de mercado serve para descobrir o que as pessoas querem, necessitam, ou acreditam. Ela pode também servir para saber como as pessoas se comportam. Uma vez completada a pesquisa, ela pode ser usada para determinar a melhor maneira de oferecer o seu produto. Muitos acreditam que a pesquisa de mercado é a quintessência do marketing.

Leia mais:   A era digital cria demanda para novas profissões.

Há dois tipos principais de pesquisa de mercado. A pesquisa primária (subdividida em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa) e a pesquisa secundária. Ao iniciar-se um novo negócio, há alguns pontos importantes a serem observados.

Através da informação de mercado, pode-se saber os preços de diferentes commodities no mercado, bem como a situação da oferta e da demanda. Os pesquisadores de mercado possuem um papel mais amplo do que reconhecido anteriormente, ao ajudarem os seus clientes a compreender aspectos sociais, técnicos, e até mesmo legais dos mercados.

A segmentação do mercado é a divisão do mercado ou da população em subgrupos com motivações similares. Ela é amplamente usada para delinearem-se diferenças geográficas, diferenças de personalidade, diferenças demográficas, diferenças tecnográficas, diferenças em uso de produtos, diferenças psicográficas, e diferenças entre os sexos.

Tendências de mercado são os movimentos de ascensão e decadência de um mercado, durante um certo período de tempo. Determinar o tamanho do mercado pode ser mais difícil quando se está lançando um produto inovador. Nesse caso, você precisará projetar os números a partir dos consumidores potenciais, ou dos segmentos de consumidores.

Em muitos casos é desejável a produção de uma análise escrita dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças a um negócio. Esse levantamento é oportuno não apenas durante o estágio de criação da empresa, mas pode também ser usado durante toda a vida da organização. Esse estudo pode ainda ser feito em função da concorrência, para melhor desenvolver os mixes de marketing e de produtos.

Leia mais:   Consultoria Em Pequenas Empresas - Qual Contratar?

Além de informações a respeito do mercado específico, precisamos ainda de informações sobre os concorrentes, consumidores, produtos, etc. Por fim, é também necessário medir-se a efetividade do marketing. Entre as diversas técnicas podemos citar a análise do consumidor, modelagem de escolha, análise da concorrência, análise de risco, pesquisa de produto, modelagem do mix de marketing, etc.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?