Afinal, o que um CRM faz? Conceitualmente, a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) refere-se às práticas, estratégias e tecnologias utilizadas pelas companhias para administrar, salvar e avaliar as interações com os clientes, a fim de impulsionar o crescimento das vendas, através do aprofundamento e do enriquecimento das suas relações com a sua base de clientes.

o que um crm fazA gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é um termo que se refere às práticas, estratégias e tecnologias utilizadas pelas empresas para administrar e analisar as interações e os dados dos consumidores ao longo do ciclo de vida do consumidor, com o objetivo de incrementar as relações de negócios com os mesmos, assistindo na conservação do cliente e na impulsão do crescimento das vendas. O design de sistemas de CRM visa a compilação de informações sobre o consumidor através de diferentes canais – ou pontos de contato entre o consumidor e a companhia – os quais podem incluir o website da companhia, telefone, chat ao vivo, mala direta, materiais de marketing e mídias sociais. Sistemas de CRM podem ainda fornecer às equipes escaladas para interagir com o consumidor informações detalhadas quanto aos seus dados pessoais, histórico de compras, preferências e preocupações de consumo, etc.

O software de CRM consolida as informações e documentos do cliente em um banco de dados único, de maneira que usuários de negócios possam acessá-lo e administrá-lo com maior facilidade. As outras funções principais de um software desse tipo podem incluir o registro de várias interações do consumidor (por meio de email, telefone, mídias sociais ou outros canais, dependendo das funcionalidades do sistema), automatizando vários fluxos de processos, tais como tarefas, calendários e alertas, e dando aos gestores a habilidade de monitorar o desempenho e a produtividade baseados na informação armazenada no sistema.

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Funcionalidades comuns em um software de CRM, entre outras coisas, podem incluir:

Automação de marketing: ferramentas de CRM com capacitação em automação de marketing podem automatizar tarefas repetitivas destinadas a realçar esforços de marketing em diferentes pontos do seu ciclo de vida. Por exemplo, quando um consumidor potencial é adicionado ao sistema, um mecanismo automático pode enviar-lhe material de marketing, tipicamente via email ou mídia social, com o objetivo de transformar uma “lead” de vendas em um consumidor pleno.

Automação do esforço de vendas: também conhecida como gestão do esforço de vendas, a automação do esforço de vendas destina-se a impedir a duplicação de esforços entre um vendedor e o cliente. Um sistema de CRM pode auxiliar nisso ao monitorar automaticamente todos os contatos e passos seguintes envolvendo um determinado consumidor.

Automação da central de contatos: destinada a reduzir aspectos tediosos do trabalho do agente encarregado da central de contatos, a automação da central de contatos poderia incluir áudio pré-gravado para assistir na solução de problemas comuns enfrentados pelo cliente, e para a disseminação de informações. Várias ferramentas de software passíveis de serem integradas com as ferramentas do desktop do agente podem administrar as chamadas dos clientes, a fim de reduzir a duração das chamadas e simplificar os processos de atendimento ao cliente.

Tecnologia de geo-localização, ou serviços baseados em localização: alguns sistemas de CRM incluem tecnologia capaz de criar campanhas geográficas de marketing, baseadas na localização física dos consumidores, muitas vezes integradas com aplicativos populares de GPS. Tecnologias de geo-localização também podem ser usadas como ferramenta de rede ou de gestão de contatos, a fim de buscar consumidores potenciais baseados em uma dada localização geográfica.

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Ao vender pela Internet, você utiliza a mídia com os menores custos do mercado. O público atingido pelo marketing digital cresce exponencialmente a cada dia. Para tornar-se competitiva nessa frente, a sua empresa precisa de ferramentas tecnológicas destinadas a aumentar a sua captação de clientes na Internet e maximizar a conversão das suas leads.

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