Organização pessoal: mecanismos para que o dia a dia fique mais simples

O que é organização pessoal?

Organizar é ação, é criar mecanismos para que o dia a dia fique mais simples, proveitoso, produtivo, com atividades realizadas de maneira mais rápida e assim sobrar tempo para o lazer, para ler um bom livro e para descansar.

A empresa precisa se organizar para que as atividades empresariais sejam desenvolvidas de forma dinâmica, para isso a empresa transforma conhecimentos em trabalho e consegue produzir bens ou serviços de interesse da sociedade.

Na vida pessoal não é diferente, é necessário organização para que a pessoa consiga realizar todas as atividades necessárias para manter o equilíbrio e sua sobrevivência.

No dia a dia da pessoa moderna, ela precisa trabalhar ou estudar, fazer tarefas domésticas e ainda separar tempo para a vida social e para as compras.

Sem organização, a pessoa não consegue cumprir suas tarefas diárias, as pendências vão aumentando, os objetivos não são alcançados e terminam em frustração.

Mas a organização pessoal não é tão simples e dependem da qualidade de vida, administração do tempo etc.

Para organizar a rotina é necessário que o profissional arrume tempo para se dedicar de forma eficiente à sua carreira, participar de estudos e cursos promovidos pela empresa e que resultarão no seu crescimento profissional.

A organização é uma habilidade humana e pode ser treinada e desenvolvida, tornando-se um hábito positivo.

Planeje para organizar

O primeiro passo para organização pessoal é organizar a casa e o espaço de trabalho, criando um ambiente em que todas as informações e utensílios estejam á mão.

Se você tem muitos livros e pastas, compre etiquetas e organize as estantes com tudo em temas e ordem alfabética, por exemplo.

Adote uma agenda, de preferência digital e online. A agenda é necessária e deve ser usada todos os dias, pois é nela que devem ser listadas as atividades a serem realizadas no dia, semana ou meso mês e ano, é o local de organizar cronogramas com prazos importantes.

Não importa qual o tipo ou plataforma. o importante é que se tenha uma agenda com alerta para avisos de tarefas importantes.

À medida que as tarefas estão sendo concluídas devem ser baixadas como realizadas e assim ir executando os próximos da lista. E não se limite a questões profissionais, lance também consultas médicas, academia e etc.

Ladrões de tempo

Alguns hábitos desenvolvidos pelas pessoas no dia a dia acabam funcionando como ladrões de tempo, entre estes hábitos estão o hábito de ler regularmente a caixa de e-mails e atender telefonemas em demasia, dessa forma tem-se que a pessoa deve parar constantemente para atender telefone ou ler e enviar e-mails, para que essas atividades não se tornem “ladrões de tempo” é necessário organização.

  • Caixa de e-mails

Separe um tempo para organizar a caixa de e-mails no horário em que há mais fluxo de entradas importantes na caixa de e-mail que pode ser pela manhã ou tarde.

De forma o horário em que o e-mail recebe maior fluxo de entradas, os e-mails devem ser organizados com a leitura dinâmica, separando e-mails a serem excluídos, respondidos, arquivados ou encaminhados.

Para não receber mensagens desnecessárias, livre-se dos spams, mantendo a caixa o mais vazia possível, administre a caixa de e-mails para receber as mensagens de trabalho e assim que as tarefas forem cumpridas vá excluindo para não haver duplicação de mensagens.

organização pessoalOrganizar e-mails se torna mais complicado para profissionais que precisam trabalhar com dez contas de e-mails, por isso para administrar essas contas e não deixar passar informações importantes é necessário fazer uso do suporte tecnológico.

Para gerenciar bem o e-mail, o usuário pode configurar para que todas às vezes quando clicar, deletar a mensagem irá automaticamente para o arquivo do e-mail, assim diminui o risco de deletar algo importante.

  • Telefonemas

Recebidos os telefones importantes de clientes, de algum resultado esperado, telefonemas do chefe e os telefonemas de familiares que devem estar sempre no mesmo horário, para isso é necessário conversar com a família.

Desligue o celular e o coloque em desvio de chamadas no fixo, porque senão como arrumar tempo para participar de reuniões, estudar, trabalhar no computador e etc.

Pessoas que passam o dia atendendo telefone e não são do telemarketing não possui tempo para mais nada.

  • Não se estresse

O resultado de uma organização pessoal é livrar-se do estresse, de não ter tempo, de estar sempre atrasado e de nunca conseguir entregar o trabalho no prazo.

Outra forma de não se estressar é saber administrar ansiedades e crises pessoais, as pessoas que conseguem manterem-se tranquilas diante de crises e momentos de ansiedade, conseguem manter uma saúde física, mental e ainda se organizar para alcançar seus objetivos, mesmo com tantas tarefas e preocupações.

Por fim, acredite em si mesmo e no seu potencial de organização pessoal e utilize toda a tecnologia que o mundo oferece.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!