Análise do Trabalho de Conclusão de Curso sobre a participação do contador no plano de negócios, para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial, apresentada no ano de 2010 pela autora Juliane Locatelli.

A presente análise, tem como intuito explorar o fato das micro e médias empresas enfrentarem imensa dificuldade de se firmar no mercado, que esta cada vez mais dinâmico e competitivo. Mostrando dessa forma, que o grande causador desse alto índice é a falta de planejamento.


Destacamos a importância de se implantar um plano de negócios antes de se constituir uma empresa, sendo que este constitui em todas as informações necessárias para o empreendedor saber quais as condições viáveis de investimento.

Desta forma, atentamos para a importância do contador no processo de plano de negócios, uma vez que este possui conhecimentos que podem auxiliar durante o processo de formulação do plano. Sendo que o plano de negócios consiste em analisar as características do mercado, assim como os produtos e serviços que serão oferecidos.

 

Fatores explorados na elaboração do plano de negócios

Durante o processo de formulação do plano de negócios, são avaliados diversos fatores que poderão contribuir com o desenvolvimento da empresa, assim como auxiliar o empreendedor ao analisar a viabilidade da implantação da empresa.

Leia mais:   Marketing de Relacionamento: A satisfação e fidelização do cliente

Assim, faz parte dos fatores analisar o perfil do mercado onde desejar atuar, como as características dos serviços e produtos que deseja fornecer aos futuros clientes, bem como fornecer as características dos possíveis clientes.

E por último, mas não menos importante, analisar fatores que podem levar as empresas à falência.Desta forma o plano de negócios pode se transformar em um planejamento estratégico, estruturando de certa forma a condução do empreendimento, contribuindo para o empresário se empenhar e buscar cumprir com os objetivos e metas planejados.

Durante o planejamento financeiro, surge a presença do contador, uma vez que este possui conhecimento suficiente para auxiliar na elaboração do plano. Sendo que o planejamento financeiro consiste em transformar os dados em demonstrativos, como balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e fluxo de caixa.
Sendo que através dessas análises, o empreendedor terá informativos suficientes para saber até que ponto será viável o investimento no novo empreendimento.

Após a análise, chegamos à conclusão que apesar de pouco procurado o contador possui um amplo campo de atuação. Para isso é necessário conscientizar os empresários e empreendedores da importância do plano de negócios para a empresa, assim como a participação do contador no plano.

Desta forma os conhecimentos seriam explorados de forma abrangente, diminuindo assim os riscos que o novo empreendimento pode enfrentar no futuro.
Compreende-se ao final desta análise que a participação do contador na elaboração do plano de negócios, possibilita que as informações adquiridas sejam mais confiáveis, uma vez que o contador possui experiência para contribuir com a exatidão das informações que serão fornecidas, possibilitando assim ao empreendedor adquirir informações mais completas que auxiliem no crescimento futuro da empresa.

Leia mais:   Fatores que Influenciam o Aprendizado Organizacional

 

Ver trabalho na integra

ProLucro

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?