Pequenas empresas e as vantagens da terceirizaçãoTerceirização é a prática de contratar-se uma outra organização para executar tarefas que, normalmente, seriam conduzidas pela sua firma. A indústria da terceirização tem crescido consideravelmente em anos recentes, a fim de fazer face à crescente demanda tanto por grandes quanto por pequenas empresas. Se você é o proprietário ou gestor de uma pequena startup, é muito provável que você tenha de terceirizar uma ou mais funções importantes, devido à insuficiência da sua mão-de-obra ou à sua carência de expertise relevante. Companhias maiores também recorrem à terceirização para reduzir custos. Há muitas vantagens associadas à terceirização, como veremos a seguir.Todo negócio precisa estabelecer um equilíbrio entre as suas despesas e os lucros alcançados. O fracasso em manter-se esse equilíbrio resultará em insolvência, e poderá arruinar a sua empresa. A terceirização é uma maneira de se converter custos fixos em custos variáveis; ela também libera capital para investimento em outras áreas do seu negócio, e permite-lhe evitar gastos grandes nos estágios iniciais da empresa. Além disso, ela torna o seu negócio mais atraente aos olhos de investidores potenciais, pois dá à empresa a liberdade de dirigir capitais para atividades que produzirão mais renda.

Em poucas palavras, você não precisa contratar mais gente quando pode simplesmente terceirizar certas tarefas. Contratar e treinar empregados para projetos periféricos ou de curto prazo pode sair muito caro, e consumir um dinheiro precioso que poderia ser usado para fazer crescer o seu negócio em outras áreas. Trabalhadores temporários, além disso, podem revelar-se inconfiáveis.

Leia mais:   5 dicas sobre como fazer uma pesquisa de mercado

Uma das mais importantes vantagens da terceirização é o aumento na eficiência, pois você pode contratar os serviços de uma organização especializada em uma área onde a sua firma não é especialista. É sempre melhor terceirizar do que arriscar-se em tarefas para as quais você não está devidamente preparado. Se você tentar fazer tudo você mesmo, você acabará com elevadas despesas de alto desenvolvimento, distribuição, marketing e pesquisa, as quais eventualmente irão traduzir-se em custos mais altos transferidos ao consumidor. A terceirização permite ao seu negócio priorizar tarefas e manter o foco em atividades que beneficiarão o consumidor.

Recorrendo a algumas boas firmas terceirizadas, você pode reunir os recursos para dar a largada a um novo projeto imediatamente. No interior da sua empresa, seriam necessárias semanas – ou mesmo meses – para contratarem-se e treinarem-se as pessoas certas, e um significativo investimento de capital poderia ser requerido. A terceirização torna muito mais rápidos os processos de implantação de novos projetos.

Se você é proprietário de um pequeno negócio, é muito provável que não possa dar-se o luxo de criar serviços de suporte comparáveis àqueles mantidos por grandes companhias. A terceirização é uma maneira de equalizar o campo competitivo, possibilitando à sua pequena empresa cooperar em um nível semelhante aos concorrentes poderosos, na medida em que isso vai dar-lhe acesso às mesmas economias de eficiência, escala e expertise, às quais organizações muito maiores estão acostumadas. Provedores de serviços terceirizados também assumem e administram o risco envolvido em todo investimento de negócios, devido a oscilações do mercado, condições financeiras, tecnologia e regulações institucionais. Além disso, eles estão mais aptos a administrar o risco, pois este está circunscrito a uma área em que são especialistas.

Leia mais:   Vendo Meus Bens Para Pagar Dívidas?

Se a sua empresa não possui uma compreensão plena de um determinado investimento, é sempre melhor terceirizar.

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?