O planejamento estratégico em empresas familiares

O Planejamento Estratégico em Empresas familiares

O Planejamento Estratégico em Empresas familiares – Resenha da Monografia apresentada como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Lourenço Filho, pela autora, Zélia Medeiros Rodrigues, no ano de 2010.

Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre as micro e pequenas empresas, faz-se necessário cada vez mais uma política especializada de gestão.

As micros e pequenas empresas, sendo boa parte empresas familiares, ocupam um espaço importante na economia brasileira.

Existindo, assim, de várias formas, ramo de atividade, padrões e competitividade. No entanto, muitos empresários não estão preparados para essa competitividade.

A falta de ferramentas gerenciais e atitudes empreendedoras chega a afetar o desenvolvimento dessas empresas. O planejamento feito de forma eficiente, nessa era de mudanças, é um dos grandes desafios do empreendedor dos tempos atuais.

planejamento estratégicoDentro desse quadro, fica claro que os candidatos a empreendedores devem estar preparados.

Devem estar prontos para fazerem o uso das mais diversas ferramentas que possam ajudá-los a alcançar o sucesso em suas empresas. E, também, a prolongarem o tempo de vida de seus empreendimentos.

A exigência do mercado

O mercado exige uma demanda cada vez maior de profissionais especializados que possuem uma ampla visão. O Setor da Controladoria ajuda o profissional a ter essa visão ampla, atuando nas áreas econômica e financeira. E, por sua vez, facilitar a tomada de decisão por parte dos executivos da empresa.

Quando a controladoria é implantada em empresas familiares, rotinas são mudadas.

Para tanto, o comportamento dos envolvidos incorpora novos hábitos e passam a ser aceitos como regra. Assim, melhorando o funcionamento das empresas.

Algumas empresas trabalham com uma estrutura enxuta com falta de capital para investimento.

Contas pessoais são misturadas com as da empresa. Informalidade, entre outras complicações. Desta forma, o proprietário tem que “matar um leão por dia” para sobreviver.

Caracterizada assim, a gestão de algumas empresas encontra-se com complicação para conseguir tempo e planejar-se. Para saber onde se encontra economicamente dentro do mercado, onde quer chegar e qual caminho a seguir.

Dessa forma, o desempenho de uma empresa de pequeno porte é influenciado por diversos fatores. Isso, por sua vez, impossibilita a relação direta com o planejamento.

O ideal seria que os empresários de micro e pequenas empresas dedicassem mais o tempo do seu trabalho para a parte estratégica.

Até porque um Planejamento Estratégico, para ser eficiente, deve ter continuidade, se adaptando sempre às mudanças que vão surgindo na empresa, no mercado ou na economia.

Conclusão

É possível concluir que são poucas as empresas que planejam um caminho a percorrer, no papel, fazendo anotações e cálculos, tentando prever o futuro.

Dessa forma para um controle total, as microempresas precisam seguir todos os passos do processo de gestão, conduzindo corretamente para atingir os resultados desejados.

Sendo assim, pode-se dizer que as empresas que morrem antes dos cinco anos, tiveram algum problema de gestão, dentre outros.

Conheça também:

Consultoria Empresarial: o que é, princípios e quando contratar

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!