planejamento tributárioA boa gestão de uma empresa depende de vários fatores e um dos mais importantes destes é o planejamento tributário, já que no Brasil a carga tributária é um item bastante representativo no resultado das empresas. Neste post, você vai entender por que é importante fazer um planejamento tributário para a sua empresa, quais os benefícios que você terá e como uma consultoria especializada poderá lhe auxiliar. Confira:

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é um conjunto de estudos de normas e procedimentos que podem fazer com que uma empresa pague, de maneira legal, menos impostos — o que também é conhecido como elisão fiscal. É muito importante não confundir o termo com evasão fiscal, que é quando o contribuinte está agindo de má-fé e lesando o governo.

Por que é importante fazer?

Escolher o regime tributário correto

Para que o contribuinte possa pagar menos tributos dentro da lei, o planejamento tributário utilizará dados históricos como, por exemplo, faturamento, tamanho da empresa, atividades que ela desempenha, entre outras informações que permitirão conhecer o perfil do negócio. Com base nesses dados será possível escolher o tipo de tributação mais adequado, ou seja, que possibilite pagar menos impostos.

É muito comum que todos acreditem que o Simples é o melhor regime de tributação, já que é simplificado e possui alguns benefícios para micro e pequenas empresas. Entretanto, em alguns casos, o planejamento tributário pode verificar que esta não é a melhor alternativa para sua empresa, apontado o que sua empresa deverá fazer para economizar nos tributos.

Leia mais:   Sumário executivo: a parte mais importante do seu plano de negócios

Evitar o fato gerador

Em alguns casos, o planejamento tributário pode apontar para a substituição do pró-labore dos sócios por distribuição de lucros, já que estes não sofrem incidência de IR nem na fonte, nem na declaração de imposto de renda. Com este tipo de estudo é possível evitar a incidência do INSS e também do IRPF sobre o valor retirado na forma de lucro.

Fazer o correto recolhimento e pagamento de impostos

Muitas empresas, apesar de legalmente constituídas, podem ter problemas com a arrecadação e pagamento de impostos ou ainda problemas com a má interpretação do complicado sistema tributário brasileiro, deixando, assim, de reter valores devidos. É neste momento que entra, novamente, a importância de uma assessoria no planejamento tributário de sua empresa — não só orientando em relação ao enquadramento, mas tirando dúvidas e garantindo que a empresa esteja reconhecendo, de forma correta, todos os valores devidos de tributos.

Aqui você viu que o planejamento tributário é muito importante, desde a correta opção pelo regime tributário que mais se adapta à sua realidade e permite pagar, legalmente, menos impostos, até evitar o fato gerador, quando é possível, e o correto recolhimento e pagamento de impostos.

Não se esqueça de que não existe um regime perfeito para uma empresa para todo o sempre, já que, constantemente, as leis e a própria empresa mudam. Assim, que tal conhecer nossos serviços especializados e que podem lhe auxiliar a economizar, de forma inteligente, com os seus tributos? Se você gostou deste post, leia também sobre a importância da consultoria para o seu negócio. Até a próxima!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?