Sua empresa já tem plano de marketing? Saiba por que ela vai precisarMais do que conhecer o DNA do seu negócio, o empreendedor moderno deve ser um profundo entendedor do seu público-alvo, da concorrência e do posicionamento atual do setor em que ele atua, bem como os rumos para onde se encaminha.

Uma ferramenta fundamental para auxiliá-lo é o plano de marketing, que, quando bem elaborado e atualizado, permite que ele se adapte às mudanças do mercado, identifique oportunidades, otimize processos e crie vantagens competitivas.

Quer saber como elaborar e implantar um bom plano de marketing para o seu negócio? Então confira as dicas que selecionamos neste post!

O que é um plano de marketing

O plano de marketing nada mais é do que o detalhamento das ações e estratégias que serão utilizadas para atingir metas e objetivos específicos.

Vale salientar, ainda, que o plano de marketing pode ser aplicado em qualquer tipo de planejamento, desde ações voltadas à sua marca até a utilização em produtos e serviços que você tenha interesse em promover.

A importância do plano de marketing

Que empreendedor não gostaria de tomar somente decisões assertivas no dia a dia? Com o plano de marketing, as escolhas relacionadas ao mercado serão cada vez menos pautadas na intuição empreendedora, e mais em informações seguras e em um planejamento eficiente.

Em geral, um bom plano de marketing é composto por 4 etapas fundamentais:

Pesquisa

É o primeiro passo, que consiste em conhecer o seu público-alvo, a concorrência e o mercado como um todo. Existem várias formas de fazer isso: seja por conta própria ou utilizando serviços profissionais.

Planejar com o resultado de pesquisas em mãos é mais seguro do que usar apenas a intuição. A boa informação é a base de tudo.

Leia mais:   Gestão de Crise Financeira: Primeiros Passos

Planejamento

Estando bem informado, estabeleça metas: o que e quanto você deseja vender, de que maneira, para quem, quando e onde. No entanto, defina metas inteligentes, exequíveis e condizentes com sua atual realidade e capacidade de investimento.

Definidas as metas, é hora de planejar como realizar cada etapa de realização das mesmas. Quem vai fazer o quê, quando, como e a que custo. O resultado disso tudo é a realização de um cronograma físico financeiro.

Implementação

Da teoria à prática! Implemente seu plano. Persiga obstinadamente o que planejou.

Avaliação

É uma ação permanente, durante e depois de cada ciclo de implementação. O que funcionou e o que não funcionou, seja na forma de implementar, seja em matéria de resultados alcançados?

Durante a avaliação, empreendedores voltam à prancheta e avaliam os acertos e erros de suas pesquisas e planos, corrigem o que for necessário e retomam a implementação.

Explore as vantagens do plano de marketing

Compreendeu, agora, a importância de um bom plano de marketing alinhado com as suas estratégias e objetivos?

Ele é o protagonista dos rumos que você deseja tomar para o sucesso do seu negócio. Isso, aliado a um planejamento estratégico empresarial, garante que a rotina corporativa seja muito mais objetiva e centrada nos seus objetivos!

Agora que você já está ciente das vantagens do plano de marketing, aproveite para nos seguir nos seguir no Facebook e Twitter para ficar sempre por dentro de dicas relevantes para o seu crescimento profissional!

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?