Resenha do trabalho de conclusão apresentado no  Curso de Pós Graduação Lato Sensu em  Controladoria e Gestão Empresarial do  Departamento de Estudos Administrativos,  Contábeis, Econômicos e da Comunicação da UNIJUÍ, pela autora, Eliete Inês Bonini Zamberlan , no ano de 2011.

Esta resenha foi elaborada com intuito de conscientizar os empreendedores da importância do plano de negócios para uma empresa. Todo empreendedor idealiza o sucesso de seu negocio, o que dará a realização de seus sonhos e concretização de seus ideais. No entanto para que o sucesso seja alcançado é necessário muito mais que entusiasmo e determinação.

A estruturação de um novo empreendimento deve partir da organização de ideias, estratégias e atitudes. O plano de negócio exerce a função de peça fundamental na gestão de forma que, partir do plano, o gestor tem a capacidade de medir as incertezas e riscos que poderá enfrentar, irá fazer previsões e projeções de modo a identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.

O planejamento também necessita ser flexível a novas realidades, adaptável a novos paradigmas, sob pena de tornar-se um instrumento ultrapassado e não efetivo. Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado.

O plano de negócios, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá ajudá-lo, como na tomada de decisões, assim como a não se desviar de seus objetivos iniciais. Para que isso efetivamente aconteça, é necessário realizar um excelente trabalho de marketing, com atendimento vip e diferenciado a todos os clientes, focado para a imagem da empresa, para que os clientes possam indicar para seus amigos, parentes e conhecidos. Também uma boa divulgação dos eventos que irão acontecer através de contatos em rádios, som na rua, entrega de flyers, entre outros.

Leia mais:   4 maneiras de tornar lucrativo um pequeno negócio

O ponto forte de todo e qualquer negócio é estar sempre investindo e aprimorando seus produtos para que os mesmos sejam de qualidade para seus clientes, para que assim os mesmos voltem mais vezes e se sintam satisfeitos pelo produto oferecido, bem como o ambiente em que são recebidos.

Percebe-se assim que todo e qualquer negócio precisa estar bem traçado, e que o plano de negócios é de fundamental importância independente de qual seja o ramo, pois pode medir os resultados presentes e futuros dando um norte para sua equipe de gestão. Assim, conclui-se que, através do Plano de Negócios podemos chegar aos resultados com mais precisão e segurança. Sendo este uma ferramenta de fundamental importância frente ao mercado competitivo.

Seguir trabalho na integra

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?