Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e Consultoria para pequenas empresasA ideia de montar um novo negócio é sempre muito tentadora e provoca uma verdadeira revolução em nosso cérebro. Vislumbramos um futuro melhor com sucesso profissional e mais qualidade de vida! Afinal, a ideia é inovadora, o produto ou serviço é ótimo e, certamente, vamos conseguir conquistar ‘clientes a rodo’. Infelizmente não é bem assim. A ideia representa apenas pequena parte da possibilidade de se obter sucesso em um empreendimento.

Colocar a ideia em prática é bem mais difícil. Com um capital inicial, normalmente conquistado através de árdua poupança ao longo de anos, e muita dedicação, conseguimos inaugurar nosso novo negócio, com direito a uma boa festa, muitos convidados, uma infinidade de elogios, e às vezes contando até com cobertura da imprensa, mídia espontânea e por aí vai. Pronto! Fiquei rico!

Ainda não! Você apenas completou mais uma parte da possibilidade de se obter sucesso sólido. A maior parte começa agora, manter o negócio funcionando e gerando lucro. Esse é o grande desafio. Sem lucro o negócio fecha.

Um bom Plano de Negócio aumenta significativamente a sua chance de sucesso e, sobretudo, evita que desperdice o seu dinheiro. A visão detalhada sobre todos os aspectos que envolvem a sua ideia de um novo negócio é essencial para a tomada de decisão de empreender ou não empreender, e também muito importante para a etapa mais difícil, que é manter o seu negócio lucrativo.

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Fazer a gestão de uma empresa requer uma série de conhecimentos específicos, desde os mais básicos e óbvios que se referem à capacidade de produzir produtos ou serviços com excelência, bom preço e bom atendimento, até os menos óbvios que se referem a manter organizadas todas as informações essenciais para que possamos tomar as melhores decisões no dia a dia. E quantas decisões!

ID-100263928Fazer a gestão de uma empresa significa medir. Sem bons indicadores de desempenho, sobre as finanças, sobre a produção, sobre o mercado, sobre a concorrência, e tantos outros nos perdemos facilmente e o resultado são decisões mal embasadas e que podem ser desastrosas.

A maioria dos empresários se julga autossuficiente para gerir o seu negócio, fato que aumenta radicalmente a estatística de insucessos. Grandes empresas contratam profissionais experientes a preço de ouro para gerir as finanças, o marketing, a produção e demais áreas que a compõe e, ainda assim, sistematicamente também contratam consultores em função das vantagens que eles oferecem, tais como:

  • Conhecimento especializado e atualizado
  • Experiência
  • Visão de fora / Imparcialidade
  • Foco / Rapidez

As pequenas empresas não têm a possibilidade de ter em seu quadro de funcionários profissionais especialistas e experientes simplesmente porque não conseguem absorver o seu alto custo e, infelizmente não enxergam o gasto com consultoria como um investimento. Normalmente recorrem a especialistas quando a situação da empresa está ruim, e muitas vezes, tarde demais. A consultoria é a ação de um especialista de dar um parecer sobre matéria de sua especialidade, indicando com base em dados e fatos o melhor caminho a ser seguido.

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O que você faz quando está acometido por alguma doença ou quando deseja melhorar a sua qualidade de vida?
Sua empresa não merece que aja da mesma forma?
Pense nisso!

Paulo
Paulo Cerri
Experiente consultor em planos de negócios, avaliação de empresa, gestão de crise financeira e processos. Especialista em gestão de empresas de prestação de serviços médico-hospitalares, operadora de planos de saúde e entidade de representação setorial. Engenheiro, Administrador Financeiro e MBA Executivo.

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