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Plano Estratégico Empresarial x Comportamento Empreendedor x Sucesso

Este artigo fala da correlação entre Plano Estratégico Empresarial, Comportamento Empreendedor e Sucesso. Os três andam sempre juntos.

O segundo semestre de todos os anos, mais especificamente a partir de setembro, é hora de revisar (ou fazer) o planejamento estratégico das empresas para o ano seguinte. E isso é especialmente importante para as pequenas empresas. Não tenha dúvida que este é o caminho mais curto para o sucesso. E vou explicar a seguir o porquê.

Em um longínquo 1987 a ONU contratou um estudo com o objetivo de identificar quais características comportamentais estão mais presentes nos empreendedores de sucesso. Foram pesquisados milhares de empreendedores em todo mundo e, ao fim, chegou se a uma matriz de 10 características, subdivididas cada uma em três. Elas podem ser vistas ao fim deste artigo. Um empreendedor de sucesso raramente terá todas as dez características de forma marcante, mas também raramente não terá uma maioria.

Antes que se apavore e pergunte:

E se eu não tiver uma maioria das características? Estou condenado ao fracasso?

Se você não tiver uma maioria, a notícia boa é que muitas delas são desenvolvíveis. Mas se você tiver pouquíssimas dessas características, acho bom repensar se é o caso de você empreender. Pode ser muito sofrido.

Há mais de 20 anos o SEBRAE utiliza esse estudo em um curso de desenvolvimento da capacidade empreendedora das pessoas, chamado EMPRETEC. É um curso muito interessante, de muito sucesso. Nós fizemos ele em 1998. Desde essa data, estamos permanentemente analisando nossos clientes, e nós mesmos, à luz dessas características.

A EXPERIÊNCIA DA PROLUCRO

ProLucro Consultoria EmpresarialEm nossa longa experiência, desde este 1998, a ProLucro foi fundada neste mesmo ano, constatamos que duas características são as mais presentes, mais determinantes entre empresários e empresas de sucesso:

  • Estabelecimentos de Metas (item 7)
  • Planejamento e Monitoramento Sistemáticos (item 8)

Um empresário e sua empresa são muito mais eficientes e eficazes se sabem onde e quando querem chegar (metas) e como chegarão lá (planejamento). Essas características são especialmente importantes, determinantes. Nada de “vida leva eu”. Eles controlam seu destino.

Não só empresários, administradores experientes sabem disso e estão constantemente monitorando as alterações no mercado e revendo seus planos. Isso mesmo, revendo. Uma organização deve sempre ter um plano estratégico e nunca o abandonar, apenas revisá-lo, mesmo que com alterações profundas.

Setembro a novembro é o período clássico das organizações revisarem seus planos para o ano seguinte. Planejamento é uma atividade que deve ser feita com a devida antecedência, para que fique bem-feita. Mais do que isso, para que a organização entre no ano novo já totalmente alinhada na busca de suas metas, aumentando as chances de serem alcançadas.

METAS E PLANEJAMENTO EM PEQUENAS EMPRESAS

Uma pequena empresa precisa de metas e planejamento? Pare, pense e responda você mesmo. Existe contra indicação?

É preciso transformar seus desejos, sonhos ou objetivos em METAS.

Qual a diferença deles para uma META? Simples: meta é um desejo qualificado, quantificado e com data para se tornar realidade. Definir metas é a segunda fase de um planejamento. A primeira é uma etapa preliminar do planejamento: o diagnóstico.

O mais importante nesta fase é definir METAS REALISTAS.  Para isso é preciso entender e respeitar a realidade da empresa e do mercado, levantadas no diagnóstico. Ou seja, não basta querer, desejar, tem que ser algo realista. Se não for assim, será só um desejo não cumprido ao fim do prazo proposto.

Em seguida, terceira fase, vem o planejamento das ações necessárias para se atingir as metas. Em geral, é fase mais fácil de ser executada.

Voltado à nossa experiência, ela não deixa dúvidas. Empresas mais organizadas colhem melhores resultados. E isso é fácil de explicar:

Quando todas pessoas de uma organização trabalham alinhadas com as mesmas metas, realistas, e possuem um manual operacional, o plano de ação, ocorre um processo sinérgico, onde 2+2 = 5. Todas elas sabem, sem ficar perguntando no dia a dia, o que devem fazer e o que não devem fazer. É mais produtividade e sem perda de energia com ações fora do plano.

Infelizmente, o hábito de planejar e seguir o planejamento de forma profissional é pouco presente nas empresas brasileiras.

E você, como fica nessa história? Sua empresa não tem um plano? Se for a caso, é hora de considerar a hipótese. Vou tentar de ajudar mais um pouco. Sugiro que confira o artigo a seguir:

Como Fazer um bom Planejamento Estratégico

É um breve tutorial de como fazer você mesmo o plano da sua empresa. E, completando a trilogia, você pode conferir este artigo:

Plano Estratégico Empresarial: quando contratar uma empresa de consultoria

E não deixe de conferir as características do comportamento empreendedor mais abaixo. É muito interessante. Oportunamente abordaremos cada uma delas aqui.

Sucesso.

Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
CEO ProLucro

 

AS 10 CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR SEGUNDO A ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

As características estão distribuídas em 3 conjuntos:

  • Conjunto da Realização
  • Conjunto do Planejamento
  • Conjunto do Poder

 

CONJUNTO DA REALIZAÇÃO

  1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:

  • Age com proatividade, antecipando-se às situações
  • Busca a possibilidade de expandir seus negócios
  • Aproveita oportunidades incomuns para progredir
  1. Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:

  • Não desiste diante de obstáculos
  • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos
  • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos
  1. Correr Riscos Calculados

Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:

  • Procura e avalia alternativas para tomar decisões
  • Busca reduzir as chances de erro
  • Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
  1. Exigência de Qualidade e Eficiência

Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica:

  • Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
  • Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
  • Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade
  1. Comprometimento

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:

  • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
  • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
  • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.

 

CONJUNTO DO PLANEJAMENTO

  1. Busca de Informações

Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:

  • Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado
  • Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços
  • Busca a orientação de especialistas para decidir
  1. Estabelecimento de Metas

Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:

  • Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo
  • Tem clara visão de longo prazo
  • Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado
  1. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

  • Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas
  • Adéqua rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado
  • Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.

 

CONJUNTO DO PODER

  1. Persuasão e Rede de Contatos

Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.  Dessa forma, o empreendedor:

  • Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos
  • Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos
  • Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais
  1. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

  • Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros
  • É otimista e determinado, mesmo diante da oposição
  • Transmite confiança na sua própria capacidade

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