Por onde começar um novo negócio? Plano de Negócio ou Pesquisa de Mercado?

Por onde começar um novo negócio? Se você quer começar a empreender deve responder, primeiro, esta pergunta. E obter a resposta é relativamente fácil.

Ou você começa pelo Plano de Negócio ou faz primeiro uma Pesquisa de Mercado. Mas, antes de prosseguir no texto, tenha em mente que a Pesquisa de Mercado, quase sempre, custa mais que o Plano de Negócio.

Quem deve começar um novo negócio pelo Plano de Negócio?

  • Quem nunca teve um negócio similar. Isso inclui, naturalmente, quem nunca teve qualquer negócio.

  • Quem já teve ou tem um negócio similar, mas está pensando em mudar significativamente o formato e tem dúvidas sobre o investimento necessário.

Nestes casos, ter um plano de negócio viável em mãos é fundamental para orientar a pesquisa de mercado, antes de começar um novo negócio.

Sem ele, a pesquisa teria que ser muito abrangente, o que elevaria demais os custos e perderia em objetividade. Isso porque não pode focar situações específicas simuladas no plano de negócio, já customizado para a realidade do empreendedor.

A modelagem de um plano de negócio parte de quanto o empreendedor pretende ter de renda, somando pró-labore e lucro.

Como as potenciais margens de lucro são conhecidas pelos especialistas, isso permite calcular a ordem de grandeza do faturamento necessário. O que, por sua vez, permite calcular o porte do negócio e o valor do investimento a ser feito.

A primeira limitação já pode aparecer aí. Se o investimento necessário estiver acima da capacidade do empreendedor, ou ele diminui a expectativa de renda, ou desiste do negócio.

Alguns ficam por aqui. O consolo é que investiram apenas o valor do plano, antes de começar um novo negócio.

Se o valor do investimento não se mostrar o problema, vem uma segunda e fundamental questão.

Com o plano em mãos, o empreendedor poderá enxergar sua empresa funcionado em detalhes. Saberá o tamanho das instalações, quantidade e perfil de funcionários, fornecedores, clientes e parceiros, horário de funcionamento e a operação em si.

Mas, principalmente, suas obrigações no dia a dia. Verá, ainda, as dificuldades na fase de implantação do negócio.

Essa visão detalhada de uma realidade futura, próxima, pode decepcionar ou assustar alguns candidatos. É comum muitas pessoas desistirem nesse momento, mesmo que o plano se mostre viável e os recursos para o investimento estejam disponíveis.

Se nada disso parou o empreendedor, tendo em mãos um plano de negócio viável, vem uma pergunta fundamental:

começar um novo negócioO faturamento previsto no plano de negócio é factível de ser alcançado?

O sim, muitas vezes, é respondido no próprio plano. Pois as informações de mercado disponíveis, durante sua realização, são suficientemente seguras para dizer isso.  O empreendedor pode partir para a implantação.

Mas se pairarem dúvidas, pode ser necessário a pesquisa de mercado. É necessário então modelar, orçar, contratar e realizar a pesquisa.

E se vier um não da pesquisa, o sonho morre aqui, também com o consolo de só ter investido no plano de negócio e na pesquisa de mercado.

Se vier o sim, o empreendedor terá em mãos um plano de negócio de fato viável, referendado pela pesquisa e mais rico em detalhes fornecidos por ela.

E quem deve começar um novo negócio pela Pesquisa de Mercado?

  • Quem já tem ou teve um negócio similar e conhece bem as margens de lucro e o valor necessário do investimento.

Esses empreendedores experientes procuram um nicho de mercado, pontos comerciais, espaço na Internet, enfim, uma demanda firme para o que querem vender.

Eles não serão surpreendidos pelo valor necessário do investimento ou pelo seu dia a dia, pois já possuem um conhecimento prévio de tudo. Eles só querem achar o cliente primeiro. Só então fazem o plano de negócio.

Seja qual for o caso, só uma questão é definitiva:

Um empreendedor jamais deve começar um novo negócio sem um plano de negócio viável em mãos.

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Flávio
Flávio Barcellos Guimarães
Consultor
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