porque-empresas-fracassam-300x292Uma pergunta feita por muitos empresários é: Por que as empresas fracassam? É sobre isso que vamos debater e discutir neste artigo.

O mercado é amplo e, cada vez mais, novos consumidores nascem. Pode ser um pensamento cruel, mas é a lógica do capitalismo: todos são consumidores em potencial e, desde que haja procura, há mais espaço para oferta. Muitas empresas se lançam no mercado atualmente e muitas saem. Antes de pensar em abrir um novo negocio é bom pensar em como ter sucesso, e a melhor maneira é entender porque as empresas fracassam.

Por que as empresas fracassam nº 1 – Falta de planejamento

Muitas empresas fracassam por falta de planejamento inicial. A empolgação do fazer dar certo é o que mais motiva a maioria dos microempresários a dar o passo inicial de começar um negócio próprio e partir para a empreitada com conhecimento superficial do assunto.

Para evitar tal problema é sempre importante fazer cursos ou ler livros na área. Instituições como o Senai – Centro Nacional de Aprendizagem oferecem cursos voltados para abertura de negócios. Por lá, em poucas aulas é possível aprender dados básicos necessários como qual ramo seguir, se deve ou não ter empregados, como registrar uma empresa juridicamente, entre outros.

Fazer cursos de iniciação ao empreendedorismo é uma excelente forma de começar com um pé direito nos negócios. Por mais que se acredite saber de tudo, algumas informações novas sempre são bem vindas, bem como uma ajuda de um profissional experimente para dar opiniões.

Leia mais:   O impacto do uso de poder de compras do Estado na geração de postos de trabalho

Por que as empresas fracassam nº 2 – Investimento financeiro precipitado

Finanças é o motivo mais citado entre ex-empresários que passaram por problemas tão graves nesta área e tiveram que fechar a empresa. Grandes marcas como Varig e Vasp, gigantes no setor de aviação brasileira, tiveram problemas relacionados ao sistema financeiro do empreendimento e quase fecharam suas portas. Então é preciso aprender por que as empresas fracassam e fazer diferente.

É preciso investir com sabedoria no negócio. A lei básica para todos os setores da vida deve ser seguida: espere o lucro vir para poder investir mais. Algumas pessoas querem abrir um negócio levando a cabo o jargão popular “começando por cima” sem ter nenhuma expectativa de retorno. Isso deve ser abolido.

Para evitar a falência antes mesmo de começar a obter lucros, é bom fazer uma longa análise no mercado para saber se seu negócio é mesmo lucrativo. Revistas, sites na Internet, jornais e demais fontes do setor de economia irão ajudar a acompanhar o ramo e ter uma ideia se é um bom momento para investir ou se você estará em pouco tempo entre as empresas que fracassam.

Caso possa, contrate um consultor financeiro para saber qual a avaliação deste profissional sobre a sua ideia. Através de um relatório completo, ele lhe dará uma análise detalhada de valor a ser investido, estimativa de tempo de retorno do valor, lucratividade estimada nos dois primeiros anos de empresa e sugestões caso o seu negócio não seja viável.

Leia mais:   O planejamento estratégico em empresas familiares

Ter uma boa poupança antes de começar a gastar é uma forma de sair dos momentos de crise iniciais, principalmente se o ramo for o comércio. Além do que será gasto, é importante manter uma margem de segurança mensal para em casos de problemas de queda subida de mercado. A estimativa de quanto deve estar guardado pode ser obtida com o consultor financeiro.

Por que as empresas fracassam nº 3 – Surto no mercado

Por mais programado que esteja o empresário, uma concorrência forte e acirrada pode derrubar qualquer empresa. Eis então mais um dos motivos do fracasso de uma empresa.

Uma das formas disso acontecer é com um surto no segmento. Algumas empresas surgem com um negócio inovador, grande ideia jamais vista, mas o mercado se infla rápido de seguidores e alguns com boa estrutura financeira que podem investir muito mais, causando a falência dos mais fracos.

Nestes casos é sempre preciso inovar, observar novas tendências e aprender com a concorrência formas de recriar a empresa. Caso não esteja mais tendo lucros, talvez seja hora de fechar tudo e partir para outro ramo.

Mas o melhor de tudo é fazer o seu estudo de viabilidade e realizar as etapas que antecedem o surgimento de um novo negócio. Entendendo por que as empresas fracassam é uma ótima forma de ter sucesso e fazer tudo ao contrário!

Leia mais:   O óbvio para sua empresa sobreviver na crise - A Percepção

Por:  Vinícius Gonçalves
Portal Novo Negócio (link)

Related Post

Alguns vídeos que podem lhe interessar:

O que é e quanto custa um PLANO DE NEGÓCIO?
O que é e quanto custa um PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL?
O que é e quanto custa uma AVALIAÇÃO DE EMPRESA?