planejamento estratégicoEm poucas palavras, o Planejamento Estratégico determina para onde uma organização estará indo no próximo ano ou além, como ela chegará lá, e como ela saberá se chegou lá ou não. Um plano estratégico geralmente tem seu foco em toda a organização, enquanto o foco de um plano de negócios limita-se a um produto, serviço ou programa em particular.

Há uma variedade de perspectivas, modelos e abordagens utilizados em um planejamento estratégico. A maneira pela qual um plano estratégico é desenvolvido depende da natureza da liderança da organização, da cultura da organização, da complexidade ambiental da organização, tamanho da organização, competência dos planejadores, etc. Por exemplo, há uma variedade de modelos de planejamento estratégico, incluindo aqueles com base em metas, com base em questões, orgânico, de cenário (alguns diriam que o planejamento de cenário é mais uma técnica que um modelo), etc.

O planejamento estratégico baseado em metas é provavelmente o mais comum e começa com foco na missão da organização (e visão e/ou valores), metas a serem cumpridas rumo à missão, estratégias para cumprir as metas, e planejamento de ações (quem fará o quê e quando).

O planejamento estratégico baseado em questões frequentemente começa pelo exame das questões encaradas pela organização, estratégias para endereçar essas questões e planos de ação.

O planejamento estratégico orgânico poderia começar pela articulação da visão e dos valores da organização, e então planos de ação para cumprir a visão, aderindo a esses valores. Alguns planejadores preferem uma abordagem específica do planejamento, por exemplo, um inquérito apreciativo.

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Alguns planos são projetados para um ano, muitos para três anos, e alguns variando de cinco a dez anos no futuro. Alguns planos incluem somente informação de alto nível, sem quaisquer planos de ação. Alguns planos contêm entre cinco e oito páginas, enquanto outros podem ser consideravelmente mais longos.

Com bastante frequência, os planejadores estratégicos de uma organização já sabem muito do que irá em um plano estratégico (isso é verdadeiro para o planejamento de negócios também). Porém, o desenvolvimento do plano estratégico é de imensa ajuda para esclarecer os planos da organização, e serve de garantia de que os líderes-chave estarão todos lendo pela mesma página. Muito mais importante do que o documento do plano estratégico, é o processo do planejamento estratégico propriamente dito.

Também, além do tamanho da organização, as diferenças na forma em que as organizações conduzem as atividades do planejamento são mais uma questão da natureza dos participantes da organização – do que o seu status lucrativo/não-lucrativo. Por exemplo, pessoas mais detalhistas podem preferir uma abordagem linear, de cima para baixo, geral para específico, em seu planejamento. Por outro lado, pessoas de tendência mais artística e altamente reflexivas podem favorecer uma abordagem altamente divergente e orgânica de planejamento.

Pequenas organizações tendem a conduzir atividades de planejamento um tanto similares, sejam elas empresas de caráter lucrativo ou não-lucrativo, que são diferentes daquelas conduzidas em grandes organizações. Da mesma forma, grandes organizações conduzem atividades de planejamento um tanto similares, sejam elas de caráter lucrativo ou não-lucrativo. (O foco das atividades de planejamento é muitas vezes diferente entre organizações de caráter lucrativo e não-lucrativo. Organizações de caráter não-lucrativo tendem a concentrar-se mais em questões de desenvolvimento da mesa, arrecadação de fundos e gestão voluntária. Organizações de caráter lucrativo tendem a concentrar-se mais em atividades destinadas à maximização do lucro.)

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Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

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