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Praticando o marketing na sua empresa

marketing-boca-a-bocaMarketing é parte da ciência da administração que trata de técnicas, métodos e atividades relacionado ao fluxo de bens e serviços entre o produtor e o consumidor. Tudo que é relacionado ao comércio de bens e serviços é parte integrante do marketing, pode-se dizer que marketing é a ciência da venda de bens e serviços. Estratégias de vendas, publicidade e propaganda são algumas das ferramentas que são usadas no marketing para promover e convencer o consumidor a usar a marca em sua decisão de compra.

O estudo de mercado é uma das ações de marketing que visa conhecer o mercado de atuação e com essas informações ter sucesso em implantação de estratégias de vendas, ações de promoção de produto, publicidade, decisão de compra do consumidor, ações pré e pós venda e muitas outras questões relacionada.

ESTUDO DE MERCADO

A decisão de compra de um consumidor é afetada pelos fatores que rodeiam o seu cotidiano e sua realidade. Para entender e saber que acontecimentos e fatos que ocorrem no mercado e como certos acontecimentos e interferência podem afetar o mercado e como consequência o faturamento do empreendimento e/ou da empresa.

Uma inovação tecnológica pode afetar as vendas de um determinado produto. Certo fabricante de aparelhos celulares, por exemplo, pode aumentar as suas vendas e a popularidade do seu produto se inovar em ideias e funcionalidades que atraiam a atenção do consumidor por meio de uma campanha de marketing ou de publicidade e propaganda. Se este mesmo fabricante de aparelhos celulares não estiver monitorando o mercado, principalmente a concorrência, pode se deparar com a queda de vendas do seu produto.

Um produto e/ou serviço pode ser desenvolvido antes mesmo de estar disponível para o consumidor e se basear em estudos de mercado para que atinja os objetivos da empresa em questões como competividade, tecnologia, aceitação e popularidade do produto e/ou serviços atendendo todos os requisitos que influenciam na decisão de compra do consumidor.

A relação entre oferta e procura é um dos temas abordados pelo marketing e o preço é um dos itens fundamentais que influenciam na decisão de compra do consumidor. O consumidor no ato da compra escolhe critérios e fundamentos que influenciam a sua compra, conhecer os mecanismos sociais, econômicos e outros fatores que afetam essa decisão é um grande passo para a competividade e também para gerar lucros para a empresa.

MERCADO E VALORES

Comprar ou adquirir um serviço pelo consumidor, psicologicamente falando, é realizar um desejo e um anseio de suas aspirações. Uma criança compra um determinado produto não apenas para consumir ele simplesmente, mas, para satisfazer uma necessidade que tem determinado valor para ela.

O mesmo acontece com pessoas de várias faixas etárias e de vários estilos, uma pessoa pode comprar um carro não somente para andar e diminuir o tempo de transporte entre um ponto e outro, mas, para também agregar valor ao seu ego e seus anseios. Um praticante de esporte muitas vezes compra uma camisa ou outro acessório qualquer para usar em sua prática de esporte tanto para melhorar seu desempenho tanto quanto para se sentir psicologicamente mais inspirado para o esporte.

O produto deve ser basicamente desenvolvido de modo á atender todas as necessidades essenciais dos consumidores. Durante as ações publicitárias e de propaganda o produto deve ser promovido de modo a instigar os desejos internos e reprimidos do consumidor, ao vender uma comida ou alimento a publicidade deve passar a imagem de saboroso e delicioso, ao vender um aparelho eletrodoméstico passar a sensação de conforto e comodidade, ao vender uma franquia passar a imagem de sucesso e assim por diante.

DESENVOLVENDO O PRODUTO

Para aumentar a demanda de produtos ele deve ser desenvolvido de modo a satisfazer o consumidor e por meio de desenvolvimento de estratégias e táticas manter o produto sempre no foco de decisão de compra do consumidor.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO ASPINALL

Uma técnica útil para entender o seu produto é o Sistema de Classificação Aspinall¸ com cinco variáveis ele ajuda o empreendedor a entender o seu produto e classificar de modo interessante:

Taxa de reposição: Avalie o tempo que o seu produto tem de ciclo de vida no mercado, a quantidade de produtos e/ou serviço que é vendido e quantos pedidos e requisições de novos produtos é retornados. Avaliar o ciclo de compra do consumidor é importante, manter o hábito do consumidor de comprar o seu produto é o objetivo durante reposições.

Margem bruta: Saber o quanto o seu produto lhe rende é importante para manter ele no mercado, se o preço não atingir as metas do consumidor e do produtor dependendo do caso não é viável manter o produto no mercado.

Ajuste de objetivo do comprador: O hábito de compra do consumidor com certa frequência é flexível, entender o porquê dessa flexibilidade e porque ocorre mantêm sempre o produto inclusivo na decisão de compra do consumidor.

Duração da satisfação do produto: Um consumidor compra um produto e durante a obtenção do produto ele tem um determinado tempo de satisfação, tempo que atende as necessidades e oferece benefícios ao consumidor. Um suporte pós-venda para o consumidor neste estágio pode render uma nova compra e como consequência novos clientes, um produto que não satisfaça em uma nova compra do usuário é descartado da decisão de compra, tudo isso acontecendo com vários consumidores ao mesmo tempo.

Hábitos de pré-compra: O comprador antes de adquirir o produto desejado tem hábitos de comparação de preço, de qualidade, de orçamento e outros. Dar suporte e um canal de comunicação para o consumidor conheça o produto é uma ótima ação de marketing que divulga o produto além de conquistar novos mercados e nichos de mercados.

CANIVETE SUIÇO

Marketing tem diversos conceitos e ações que dão suporte para o empreendedor melhorar suas vendas, a visibilidade de sua marca, a relação com o mercado consumidor, manutenção do preço do produto e entre outros.

Muito extenso a aplicação dos assuntos tratados por essa parte da Administração, praticamente é um canivete suíço para quem quer melhorar a oferta e a procura dos seus produtos, serviços e outras questões que afetam diretamente o faturamento da sua empresa.

Implante e desenvolva hoje mesmo ações de marketing em sua empresa!

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