vale minha empresaPara que avaliar a minha empresa, se não intenciono vendê-la? De fato, na hora de vender-se (ou comprar-se) uma empresa, é essencial ter-se uma idéia bem fundamentada do seu valor. Mas essa não é a única situação onde é importante saber o quanto vale o seu empreendimento. Se você pretende admitir um novo sócio ao seu negócio, ele certamente desejará conhecer essa informação. Investidores potenciais, capazes de trazer novos capitais à sua empresa, constituem uma outra categoria interessada nesse dado importante. E ainda, na eventualidade de você buscar linhas de crédito junto a um banco, uma boa avaliação do seu negócio poderá agilizar, e muito, um parecer favorável às suas pretensões. E em todos esses casos, a avaliação da sua empresa terá uma credibilidade muito maior se estiver detalhada em um documento bem organizado, elaborado por um profissional experiente.

No caso da venda da empresa, os riscos de uma má avaliação são um tanto evidentes. Se sub-avaliada, isso implicará em um automático prejuízo à parte interessada. Uma super-avaliação é também algo que não o beneficiará, pois muito provavelmente dificultará a efetiva conclusão do negócio, fazendo-o perder um precioso tempo, quando, na maioria dos casos, quando se opta pela decisão extrema de se vender uma firma, há uma certo fator de urgência em se fechar o negócio.

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Uma avaliação inadequada poderá ainda, por ser detectada com relativa facilidade, causar sérios danos à sua credibilidade, pois esse desvio de avaliação poderá ser interpretado, na melhor das hipóteses, como um sintoma da sua ignorância em relação à presente situação da sua própria empresa, e na pior das hipóteses, ser considerado uma tentativa deliberada de iludir a terceiros quanto ao real valor do seu negócio. O fato é que tanto uma hipótese quanto à outra poderá arranhar a sua reputação.

Como tantas outras coisas no mundo dos negócios, portanto, uma avaliação séria de uma empresa não deve ser confiada a amadores e curiosos. Recorra a um profissional habilitado, quando precisar apurar com precisão o valor de mercado da sua empresa. Uma consultoria competente poderá ainda propor medidas saneadoras, capazes de promover um aumento no valor da sua empresa a curto ou a médio prazo, e evitar assim a venda precipitada de uma firma na presença de boas chances de se obter um melhor negócio em um prazo relativamente curto. Ou em um cenário mais desfavorável, propor até mesmo a antecipação de uma venda na presença de uma tendência inevitável de desvalorização ainda maior.

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